Política Titulo Polêmica
Câmara estuda comissão para acompanhar transporte
Cynthia Tavares
04/01/2014 | 07:17
Compartilhar notícia


 A Câmara de Mauá estuda a possibilidade de formar comissão parlamentar de acompanhamento do sistema do transporte coletivo. Os vereadores querem ter acesso a todas as informações do Executivo sobre as idas e vindas das empresas que atuam no município.

A guerra jurídica pelo controle dos dois lotes das linhas de ônibus se intensificou no ano passado e se estenderá pelos próximos meses.

O vereador Edgar Grecco (Pros) destacou a atuação da Prefeitura, mas analisou que a comissão seria importante. “O poder Executivo foi criterioso, porém acredito que a comissão poderia levantar questões importantes trazidas pela população.”

O transporte foi um dos temas mais debatidos ao longo do ano nas sessões ordinárias. A principal crítica refere-se à qualidade do serviço oferecido pelas empresas e pela falta de informação sobre as mudanças.

O caso mais polêmico foi o contrato emergencial com a Suzantur, empresa que demonstrou interesse no chamamento público feito pelo Paço no Lote 1, operado inicialmente pela Viação Cidade de Mauá.

O governo de Donisete Braga (PT) tomou a decisão de tirar a viação, após retomar judicialmente o controle do sistema municipal de transporte. Semanas depois, a Justiça do Amazonas expediu liminar que cancelou a contratação emergencial e obrigava a volta dos ônibus da Cidade de Mauá.

Os vereadores reclamaram, na época, que foram surpreendidos com os coletivos da Suzantur pelas ruas e que era dever do Executivo comunicar sobre a decisão.

A comissão deve ser instalada próxima à votação do projeto da criação da MauáTrans, autarquia pública que irá gerenciar o sistema. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;