Cíntia Bortotto Titulo
Mudando os comportamentos

O primeiro passo para a alteração é a pessoa reconhecer e perceber que precisa mudar

Por Cíntia Bortotto
20/12/2010 | 00:00
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Muitas vezes, líderes têm problemas com comportamentos indesejados de funcionários e muitas pessoas me perguntam como fazer para melhorar os hábitos das pessoas. Embora muito se fale sobre este assunto, na verdade, ninguém é capaz de mudar o comportamento de ninguém.

O que pode ocorrer é que o líder, com a metodologia certa, utilizando feedback claro, objetivo, oportuno, no tempo certo, mostrando que a mudança de comportamento pode ser benéfica para o funcionário, o inspira a mudar. De qualquer forma, a decisão da mudança cabe ao empregado. Pela minha experiência, percebo que o primeiro passo para a alteração é a pessoa reconhecer e perceber que precisa mudar. Se ela não vir vantagem, ela não mudará o comportamento.

 FEEDBACK É FUNDAMENTAL

Quando a pessoa quer mudar, ainda assim não é fácil, pois muitas vezes viveu a vida inteira com o antigo comportamento arraigado. Assim, o feedback é a principal ferramenta para ajudar a pessoa a mudar e a se dar conta de como se comporta.

Mas afinal o que é feedback? Trata-se da comunicação que faço para o outro sobre a minha percepção de seu comportamento. Por isso, o feedback não pode ser encarado como verdade absoluta, afinal é a minha percepção. Quem recebe o feedback, ganha presente e pode escolher usá-lo ou jogá-lo fora se não interessar, mas sempre peço que dê pelo menos uma chance do feedback ser verdadeiro, mesmo que sua primeira impressão dele seja negativa.

Normalmente, quando o que precisa ser mudado é algo que ainda não conseguimos enxergar (chamamos de ponto cego) este comportamento incomoda, pois inconscientemente está lá, mas ainda não estamos psicologicamente preparados para ver e ouvir sobre o assunto. Portanto, preste atenção a respeito da percepção dos outros.

 DANDO UM FEEDBACK

Forneça o feedback de maneira clara e diga o que espera que seja alterado, ou seja, qual é o comportamento se espera. Converse, ouça e tente chegar a um acordo com o seu funcionário. É sempre importante se colocar à disposição para ajudá-lo em seu processo de mudança comportamental. O funcionário tem de perceber que sua preocupação com ele é genuína e que você quer que ele seja sempre um profissional melhor.

Comece dizendo o quanto é difícil para você fornecer aquele feedback, se for o caso. Descreva o comportamento específico que deve ser alterado. O segundo passo é descrever as consequências desse comportamento. Depois, explique como você se sente em relação ao comportamento. Por fim, diga o que precisa ser mudado e entre em acordo com o funcionário. Saia com o plano de ação da conversa, a combinação dos próximos passos e o acordo de que pode voltar a dar feedback para ajudá-lo caso entenda ser necessário.

Cursos que o ajudem a entender a sua forma de comunicação e estimulem seu autoconhecimento, podem ajudá-lo no processo de dar o feedback de maneira clara, separando de forma objetiva o que são questões suas das do outro. Neste sentido, cursos de liderança, feedback, coaching, comunicação, podem ajudar muito.

 E SE NADA DER CERTO?

Se você forneceu feedbacks claros, acordou a mudança de comportamento e a pessoa não mudou, cabe adotar as sanções disciplinares previstas pela empresa e, em casos mais graves e sérios, até a demissão pode ser uma consequência. Costumo dizer que a demissão deve ser o último recurso, pois a reposição do funcionário, além de afetar o clima organizacional pode e provavelmente afetará financeiramente a empresa.

Custa caro trocar pessoas, ou errar na seleção... é só fazer as contas, do salário do colaborador que está saindo mais o das pessoas envolvidas no seu processo de treinamento, o tempo que tomou seu treinamento... quanto mais alto o cargo da pessoa que será trocada, mais caro sai para a empresa. Portanto, pense, tente recuperar antes de trocar, é melhor para a reputação da companhia e para o bolso dela também.

Nesta semana comemoraremos o Natal que é tempo de renovação/ nascimento, paz e reflexões, o feedback pode ser um grande presente também, principalmente o positivo. Elogie, reconheça! Com bom senso e equilíbrio é possível vencer os mais difíceis desafios. Siga confiante e boa sorte!




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