Cultura & Lazer Titulo
Redações de estudantes do ABC viram curtas-metragens
Das Agências
08/12/2007 | 15:39
Compartilhar notícia


As redações de 11 alunos de escolas estaduais de Santo André e Rio Grande da Serra serão transformadas em curtas-metragens pelo projeto “Curta Química e Natureza”, realizado pela indústria Solvay Indupa com coordenação do Estúdio Brasileiro.

Com o tema "Cultura, Ambiente e Sociedade", os estudantes, com idade entre 13 e 16 anos, produziram seis curtas-metragens. O trabalho durou nove meses e envolveu escolas de Rio Grande da Serra e da histórica vila de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.

Entre os destaques nos curtas, que têm média de 6 minutos de duração, está o filme 'Represa Billings'. Os alunos realizaram a filmagem em um barco, que atravessou grande parte do reservatório, responsável pelo abastecimento da região do ABC e da Grande São Paulo. O curta-metragem é um olhar atento sobre as belezas naturais do local e o dia a dia dos moradores que moram às margens da represa.

Em "Trem da Vida", o tema é uma viagem pelo trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), meio de transporte mais utilizado de quem parte de Rio Grande da Serra rumo à capital. A restauração de uma antiga capela é assunto no filme "Patrimônio Histórico de Rio Grande da Serra". O destaque vai também para o filme "Comunidade Escolar", que conta com depoimentos de pais, alunos e professores sobre o tema.

Os 11 alunos (trabalharam em duplas) participaram desde a elaboração de roteiros e captação de imagens até a finalização do material gravado, desenvolvido a partir de seis subtemas: O trem, Festas de Paranapiacaba, Represa Billings, Mata Atlântica, Patrimônio Histórico e Comunidade Escolar.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;