Economia Titulo
Censo definirá política para micro e pequenas
Das Agências
13/11/2001 | 00:19
Compartilhar notícia


Uma ampla pesquisa sobre as micro e pequenas empresas do país, que será iniciada no primeiro semestre de 2002, será o primeiro passo para a definição de políticas públicas para o setor, afirmou Leonardo Purri Miranda, diretor da Associação Mineira da Micro, Pequena e Média Empresa (Amipeme), durante o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Segundo ele, o censo nacional acabará com o que chama de obscurantismo sobre os dados desses negócios. “É preciso conhecer as peculiaridades das pequenas empresas para saber o que é necessário fazer pelo seu desenvolvimento”, explicou.

A realização do censo foi um dos principais assuntos em debate nesta segunda na reunião do fórum permanente, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio. O fórum foi instituído em maio do ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o objetivo de formatar políticas públicas para as micro e pequenas empresas.

A pesquisa vai dar prioridade a informações como número de empregados, geração de riqueza, grau de tecnologia utilizado e até grau de informalidade. “O Brasil não tem esses dados”, disse Miranda. O levantamento terá apoio do governo federal, via ministérios do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia e do Sebrae, além de várias entidades ligadas às pequenas empresas.

Para Miranda, é impossível estabelecer uma política pública adequada para as empresas de pequeno porte sem essas informações. Ainda não há data prevista para a conclusão da pesquisa, cujo universo vai abranger pólos produtivos em todos os Estados, mas o objetivo é que esteja totalizado até o fim de 2002.

A expectativa do fórum é de que o censo aponte também as peculiaridades regionais das micro e pequenas empresas. “Cada região tem os seus próprios problemas e conhecê-los de maneira diferenciada é fundamental para o desenvolvimento de estratégias específicas”, explicou Miranda.

Segundo ele, as informações coletadas sobre cada empresa serão mantidas em absoluto sigilo e serão divulgadas no âmbito de levantamentos estatísticos do setor. O trabalho será utilizado como subsídio para os trabalhos do fórum permanente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;