Memória Titulo
São Caetano e os comandados do sargento Reno

Henry Veronesi. São-caetanense. Uma carreira brilhante no funcionalismo de Santo André e da sua cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Henry Veronesi. São-caetanense. Uma carreira brilhante no funcionalismo de Santo André e da sua cidade. Historiador nato. Com ele, encerramos esta Semana São Caetano, reproduzindo o original de uma foto que ele nos passou há pelo menos 15 anos.

Em ação a Escola de Instrução Militar 198, localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Seus integrantes vestiam farda verde, igual à farda do TG. As instruções podiam ser à noite, aos sábados e domingos. No caso, era 1942.

Henry Veronesi identifica a maioria dos colegas. Na fila indiana, direita para a esquerda: sargento Renó, Anacleto Campanella (futuro prefeito de São Caetano e deputado), Henry Veronesi, Joaquim (foi procurador da Prefeitura de São Bernardo), Belotti (de São Caetano), Moreno (de Santo André, foi da Junta de Conciliação), (?), Garbelotto (de São Caetano), Oscar (de São Caetano, apelidado Americano, já que foi criado nos Estados Unidos), Zago (de Santo André), (?), (?) e Zago (de São Caetano).

Diadema

AA Diadema, 81 anos de história: 1929-2010. A atual diretoria é formada por Waldir Salles Lopes (Salim), José Rubens Chacon, Marcos Cesare, Odilon Gomes, Abimael Novaes, Samuel Ferreira dos Santos, Armando Mota Leal, João Luiz Chacon, Fabio Cesare e Carlos Alberto Mosca.

Violeiros de Mauá

Terceiro dia da celebração do 20º aniversário da Orquestra de Violeiros de Mauá. Nesta segunda-feira, sessão solene na Câmara Municipal de Mauá, pelo Dia da Orquestra, às 19h. Mais informações pelo telefone 4513-2004.

No currículo da Orquestra de Violeiros de Mauá, três apresentações conjuntas com a Orquestra Sinfônica de Santo André. E a honra de ter um dia oficial dedicado a ela na cidade em que nasceu.

Diário há 30 anos

Sábado, 2 de agosto de 1980

Manchete - Murilo Macedo, ministro do Trabalho, alinha novos argumentos a favor de lei salarial mais justa; sindicalistas rejeitam alteração. O governo queria tirar os reajustes salariais semestrais, enquanto que os trabalhadores pediam reajustes mensais.

Editorial - Obras inacabadas compõem a cena de rotina.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A palavra de ordem é austeridade.

Diadema - Light doa o ‘Lamaçal Central' de Eldorado, às margens da Billings, à Prefeitura.

Mauá - Amanhã a inauguração de posto de abastecimento da Cobal no pavilhão onde funcionou a Cerâmica Cerqueira Leite.

Olimpíadas - Vôlei do Brasil fica em quinto lugar; Moreno, da Pirelli, deixa a Seleção.

São Caetano - Hoje, o Festival das Pipas (ou Papagaios) no Estádio Lauro Gomes.

Morte - Renato Macedo, um dos pioneiros do rádio. Ontem, em São Paulo.

Polícia - Dois desastres de veículos automotores provocam duas mortes e 25 feridos em Santo André.

Em 2 de agosto de...

1880 - Instalada em São Paulo, no edifício do Tesouro Provincial, à Rua 15 de Novembro, com a presença do presidente da Província e outras altas autoridades, a Escola Normal.

1970 - Deputado Franco Montoro reúne-se no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André com a União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil. Em pauta, o salário mínimo do aposentado e o pagamento do Salário Família em dobro.

Trabalhadores

Nascem em 2 de agosto de:

1886 - Juan Gimenez Romero. Espanhol. Foguista da CBC residente no bairro Santa Maria.

1911 - José Batista de Souza. Natural de Socorro (SP). Ajudante de motorista da Rhodia. Residente à Avenida Estados Unidos, 138.

Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Santos do dia

Eusébio de Vercelli, Máximo, Pedro Julião Eymard e Teodata. Na estampa, Santo Afonso M. de Ligório.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;