Setecidades Titulo Coluna
Em Paranapiacaba, os enxebres

Continuamos a leitura da reportagem sobre Paranapiacaba publicada pela revista Vida Gallega em 1909, uma feliz descoberta de Maria Palmira R. Fernandez, residente em Ribeirão Pires. Hoje aprendemos que o galego era também chamado de enxebre

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/11/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Enxebre: autêntico, puro, natural, sem mistura. Próprio e genuíno da Galícia.

Cf. Dicionário Estraviz

 -----

O professor Luis Solá (enviado especial ao Brasil) escrevia, 111 anos atrás: “La estación de Alto da Serra nos reserva una sorpresa agradable. Hay alli, esperándo-nos, un grupo de ‘enxebres’. Casi todos son de Goyan y casi todos empleados de la linea Paulitana”.

Pelo que entendemos, os ‘enxebres’ de Paranapiacaba, em sua maioria, vieram de Goyán, Província de Pontevedra. O articulista não explica os motivos, algo que fica como pauta para Memória.

Hoje publicamos mais duas fotos da reportagem de 1909.

1ª – A primeira foto mostra a parte alta de Paranapiacaba – a chamada vila portuguesa, onde está a igreja e o início do caminho rodoviário rumo ao conjunto do Grande ABC.

2ª – A segunda foto registra os excursionistas que acompanharam o professor Luis Solá à reportagem. É informado que eles estão no Centro Internacional. Por acaso seria a sede do antigo Clube Recreativo Flor da Serra, na parte alta?

FONTE: Vida Gallega: Ilustración Regional (ano I, nº 8 – agosto de 1909, páginas 22 e 23). Acervo: Biblioteca Digital de Galícia.

Diário há meio século

Terça-feira, 10 de novembro de 1970 – ano 13, edição 1380

Manchete – Moça do ABC um dos oito acertadores da Loteria Esportiva

Cícera Freire de Oliveira, residente na Vila Gisela, em São Caetano, premiada no teste 23 da loteria.

Operária da Chocolates Pan, ela receberá 1,1 milhão de cruzeiros.

Santo André – Prefeitura cria comandos contra a pichação de muros. Moradores da Vila Santa Terezinha denunciam o abandono da Praça Ruy Barbosa.

Cidadania – Escoteiros de Santo André vão ajudar a plantar 60 mil árvores em 1971, projeto do 52º Distrito, comandado pelo diretor Ademar Goulart.

Movimento Estudantil - Instituto de Educação Américo Brasiliense sagrou-se campeão da I Olimpíada Colegial do Grande ABC, realizada em São Caetano.

Em 10 de novembro de...

1915 – Dom Jorge Marcos de Oliveira nasce no Rio de Janeiro. Sacerdote em 1940, bispo em 1946, escreve uma linda história no Grande ABC a partir de 1954, quando assume como primeiro bispo diocesano de Santo André.

1920 –  Luiz Cardoso Franco, ex-diretor do Grupo Escolar de Santana, na Capital, visita os familiares em Santo André.

No Teatro Colombo, no Brás, o filme A Vida de Cristovão Colombo e a Descoberta da América, produção da Fox em três séries, cada qual subdividida em oito partes.

1930 – Com a revolução, o jornal Folha do Povo, de orientação republicana, estava suspenso na região; anunciava-se um novo semanário, O Progresso, a ser dirigido pelo Dr. José de Toledo. Daria apoio ao novo partido, o Democrático, de apoio ao novo governo nacional de Getúlio Vargas.

Enquanto vários países reconheciam o novo governo brasileiro, entre os quais França e Japão, tropas revolucionárias permaneciam acantonadas em grupos escolares da Capital.

1955 – O Câmera Clube de Santo André inaugura o III Salão Internacional de Arte Fotográfica, no salão nobre da Escola Industrial Julio de Mesquita.

Presentes trabalhos de fotógrafos dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Bélgica, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Inglaterra, Japão, Luxemburgo, Malaia, Paquistão, Portugal, Suécia e Tchecoslováquia.

No Teatro Municipal de São Paulo, a ópera-cômica Pedro Malazarte, escrita em 1928 por Mário de Andrade e com música de Camargo Guarnieri.

1970 – Grupo Teatro da Cidade, de Santo André, inicia temporada em Suzano, com a peça O Barbeiro de Sevilha. 

Hoje

- Dia da Indústria Automobilística

- Dia do Trigo

Santos do dia

LEÃO MAGNO. (400 cerca de – 461). Doutor da Igreja. Papa. Nascido provavelmente em Roma, de pais de origem toscana, Leão foi elevado ao sólio pontifício em 440. No seu longo pontificado realizou a unidade da Igreja, impedindo usurpações de jurisdição pelo patriarcado de Constantinopla e vicariato de Arles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;