Economia Titulo São Bernardo
Empresa demite em massa devido pandemia

Do ramo de colchões tecnológicos, Sono Quality confirma o corte de 170 funcionários

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
17/04/2020 | 00:05
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Empresa instalada em São Bernardo, a Sono Quality, do ramo de colchões tecnológicos, demitiu 170 funcionários de diversas áreas. A unidade concentra a parte administrativa e de atendimento ao cliente. Questionada diante de denúncias feitas ao Diário, a companhia confirmou as demissões e explicou, em nota, que a decisão é reflexo do “atual cenário da pandemia da Covid-19, onde foi necessária readequação do quadro de colaboradores”.

Segundo ex-funcionários, foram 200 demitidos e cerca de 50 estão sem receber as verbas rescisórias, fora outras reclamações trabalhistas. “Fomos avisados por telefone, recebemos e-mail informando do nosso desligamento”, disse uma das denunciantes, que apresentou o e-mail à reportagem. Uma das denunciantes informou ainda que parcelas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estariam atrasadas e que os 40% de multa ainda não foram pagos – a previsão é que seja feito dia 27. <EM>

Segundo a Sono Quality, “o quadro econômico decorrente da pandemia afetou diretamente a movimentação financeira da empresa, tendo sido ofertado acordo para parcelamento das verbas rescisórias, com a imediata liberação dos valores depositados a título de FGTS bem como das guias necessárias à habilitação do seguro-desemprego.”

“Ainda bem que tenho minha mãe, que me auxilia neste momento para pagar minhas contas, mas há pessoas que têm filhos, pagam aluguel, outros que ganham comissão e não têm previsão ainda de como esses benefícios serão recebidos. Para outros, a empresa propõe parcelamento das multas rescisórias em até 12 vezes”, disse outra ex-funcionária.

Ainda de acordo com a nota, a empresa diz que são inverídicas as alegações de coação para o aceite do acordo, “tendo em vista que, independentemente da assinatura do termo, a empresa se comprometeu a cumprir com o parcelamento apresentado, bem como faz a imediata liberação dos valores relativos a FGTS, deixando claro sua boa-fé e a intenção de solucionar a situação da melhor maneira possível, diante do atual cenário.”

O Diário também entrou em contato com o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing), que, conforme funcionários, é o sindicato que responde pelo setor. No entanto, até o fechamento desta edição não houve retorno.

A Sono Quality mantém unidade fabril em Tremembé, Interior de São Paulo, e, conforme as determinações, deve se manter fechada diante da epidemia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;