Memória Titulo
Os químicos e a formação étnica do Grande ABC

Joaquim Rodrigues Corrêa, o Joaquinzinho da Rhodia, foi o primeiro presidente do Sindicato dos Químicos do Grande ABC.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Joaquim Rodrigues Corrêa, o Joaquinzinho da Rhodia, foi o primeiro presidente do Sindicato dos Químicos do Grande ABC. Os antigos lembram da sua combatividade em defesa da categoria. Armando Mazzo e Alberto Zamignani, lideranças sindicais históricas, falam de Joaquinzinho com carinho. Mas, até aqui, não descobrimos quem foi Joaquinzinho. Teria falecido? Teria mudado do Grande ABC? Buscamos pelo menos uma foto. Quem souber informar, por favor, a Memória de antemão agradece.

* * *

 Ano passado participamos do projeto de construção dos 70 anos de história do Sindicato dos Químicos do ABC: 1938-2008. O resultado foi a edição de um livro e de uma revista, ambos no formato 22 x 30 centímetros, totalizando 524 páginas. As publicações já foram lançadas e agora o sindicato cuida da elaboração de um vídeo com as principais imagens da sua história.

 Todos esses produtos não esgotam uma história que é rica. Estudamos a documentação primária dos químicos, com destaque para dois livros de registros que trazem as fichas resumidas dos antigos associados. Trata-se de um material igualmente rico, que ajuda a explicar a formação étnica do Grande ABC.

 Esse material sobressalente dos químicos está ganhando um índice remissivo. Dentro das possibilidades, a coluna procurará tornar público os novos achados. Mas o que queremos hoje é apresentar a vocês um grupo de estudiosos que nos ajudou muito na construção da Memória dos 70 anos do sindicato. De comum, os fotografados têm a preocupação com o estudo da memória do Grande ABC. Quando os reunimos, nem todos se conheciam.

 OSMAR - Permitam-me algumas linhas sobre Osmar Medeiros Souza. Coube a ele, há 20 anos, pesquisar a formação histórica do sindicato no seu ano 50. O material foi idealizado mas não publicado. Localizado milagrosamente nos guardados do vice-presidente da época, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), o trabalho de Osmar foi o alicerce para as publicações do ano passado.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

 Domingo, 4 de fevereiro de 1979

 Manchete - Khomeini já tem conselho e ameaça com guerra santa

São Caetano - Lavinho de Carvalho (MDB) eleito presidente da Câmara Municipal.

Política - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "Disputas para eleger Mesas revelam muitas vinculações entre Legislativos e Executivos".

Projeto Rondon - Denise Abraham mostra a marca deixada pelos portugueses na cidade de Silves, na Amazônia.

Editorial - Em Brasília, as esperanças da região

EM 4 DE FEVEREIRO DE...

 1874 - Músico Giuseppe Maida nasce em Squilace, cidade histórica da Itália, vindo jovem para o Brasil e fixando-se em Santo André. Aqui tem descendentes até hoje.

 1939 - Equipe de futebol da Estação Campo Grande, de Santo André, realiza jogo amistoso em Mogi das Cruzes, levando caravana de torcedores integrada por nomes como João Panillo, Santinho Carnavale, José de Almeida e Miguel Crescenço.

 1954 - A Estrada do Alvarenga, em São Bernardo, passa a se chamar Avenida João Firmino de Araújo, de acordo com projeto do vereador Aldino Pinotti aprovado pela Câmara Municipal.

            João Firmino teve chácara no atual Jardim do Lago. Era industrial. Foi o responsável pela extensão da energia elétrica até o local, desde o Centro de São Bernardo e cortando todo o bairro Assunção.

 MUNICÍPIO PAULISTA

Dois Córregos. Nasceu de uma capela inaugurada em 4 de fevereiro de 1856.

 SANTOS DO DIA

Joana, João de Brito, José de Leonissa e Gilberto ou Remberto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;