Setecidades Titulo SOS Bairros
Moradores cobram limpeza de terreno da Transpetro há 1 ano

Área no Jd.Santa Cristina, em Sto.André, tem mato alto e é frequentada por usuários de drogas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
17/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Cheiro ruim, insetos e sujeira são alguns dos problemas com os quais moradores da Rua dos Professores, no bairro Jardim Santa Cristina, em Santo André, são obrigados a conviver. A comunidade reclama da situação de terreno por onde passam dutos da Transpetro, localizado na parte de trás dos imóveis, há cerca de um ano, sem solução.

“Estamos ligando desde o ano passado na Petrobras cobrando soluções sobre o espaço e eles só dizem que o protocolo foi aberto e que precisamos esperar”, comenta a dona de casa Ana Oliveira, 34 anos. A empresa, conforme ela, já chegou a dizer que o problema seria de responsabilidade da Prefeitura andreense. No entanto, a administração rebate. “É sempre assim, um joga a responsabilidade para o outro.”

Outro problema citado pela vizinhança é que a área é constantemente utilizada por usuários de drogas. Na noite de sábado, por volta das 20h, a área começou a pegar fogo e a suspeita é a de que os indivíduos que frequentam o local tenham incendiado entulho, como sofás, que foram descartados de forma irregular. Os próprios moradores, munidos de baldes de água e mangueiras, conseguiram conter as chamas. “Imagine se esse fogo gera uma explosão por causa desses dutos que tem por ali. Foi assustador ”, revela Ana. 

A presença de pragas, atraídas pelo lixo, como moscas, baratas, ratos e até escorpiões, também traz preocupação à comunidade. “Na semana passada mesmo vi um escorpião subindo pela parede da vizinha e consegui avisá-la antes que ele entrasse na casa. Ela tem criança pequena”, ressalta a moradora. 

Por meio de nota, a Transpetro informou que a limpeza da faixa de dutos na região será realizada nas próximas semanas. Também ressaltou que “para garantir a segurança das pessoas, do meio ambiente e das suas instalações, realiza serviços de manutenção e mantém sinalizadas as faixas de dutos sob sua responsabilidade”. 

Também questionada, a Prefeitura de Santo André esclareceu que “a área em questão pertence à Petrobras”. Conforme a administração, ofício será enviado à empresa solicitando providências em relação à limpeza da área dentro de 30 dias. Caso o serviço não seja realizado no período, poderá ser aplicada multa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;