Cultura & Lazer Titulo
Atuações são o destaque de O Vencedor
Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O boxe é um dos esportes que mais renderam filmes ao cinema. Apesar do tom agressivo das lutas, as histórias dos esportistas são repletas de superações. É por essa linha que segue O Vencedor, que estreia hoje nos cinemas do Grande ABC. A produção dramática mostra que o universo fora dos ringues ainda consegue prender a atenção dos espectadores.
Não é preciso ir muito longe em nossa imaginação para ter contato com uma trajetória digna de ganhar as telonas. A bola (ou melhor, a luva) da vez é Micky Ward, campeão mundial de pesos leves. A devoção que o rapaz tem pelo irmão Dicky é enorme, sendo que o ex-boxeador passou ao caçula a paixão pela luta.
A busca de autoafirmação do rapaz serve como mote para o longa-metragem de David O. Russell, protagonizado por Mark Wahlberg - que passou grande parte da década passada tentando realizar o filme. Apesar da paixão e respeito por Dicky, sua grande ambição é deixar a sombra do ídolo da cidade, que hoje vive enfurnado em apartamentos acabados fumando crack. Por muitos momentos o conflito gira em torno do conceito de ‘família' que Micky faz questão de preservar. O amor pelos familiares é a pedra que impede que o promissor boxeador siga adiante na carreira.
O importante fica por conta das discussões entre os integrantes da família Ward, com acréscimo da durona garçonete Charlene (Amy Adams). Isso faz com que o conjunto da obra não se distancie de outras produções sobre atletas. Mas poucos têm o mesmo ótimo trabalho individual de seu elenco. Os holofotes de O Vencedor estão voltados para as ações de Micky, mas quem brilha é o inconsequente Dicky, em impressionante atuação de Christian Bale (herói dos novos filmes do Batman). O corpo franzino e os olhos perdidos mostram que seus bons tempos no ringue ficaram para trás e hoje o viciado vive de relembrar seus feitos.
Ao lado de Bale, outro destaque fica por conta de Melissa Leo, que vive a mãe e empresária de Micky. A matriarca inicia a história como uma leoa que protege a cria - sem trocadilhos -, mas mostra ter sensibilidade para deixar o filhote trilhar o próprio caminho como campeão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;