Memória Titulo
Pelos caminhos iugoslavos
Por Ademir Medici
13/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Antes de Elvis não havia nada. Nós queríamos ser maiores do que Elvis porque ele era o maior.”

Frase atribuída a John Lennon.

“Elvis é sempre o melhor, o mais original. Ele começou a rolar a bola para todos nós.”

Frase atribuída a Jim Morrison, o poeta vocalista do The Doors.

Universal

Texto: Walter Terciani

Em 1982, juntamente com duas amigas, passeávamos a esmo pelos países da Europa, quando chegamos numa cidade chamada Zadar (na antiga Iugoslávia, ainda sob o regime político comunista). Uma quase interminável viagem de trem, iniciada em Viena, Áustria, nos conduzia através de belíssimas paisagens ao destino proposto. O que mais chamava a atenção, no entanto, eram os campos de girassóis, que pareciam atingir a linha do horizonte, num amarelo intenso, transformado num lençol dourado, a perder de vista.

No trajeto, passávamos por pequenas localidades, onde existiam apenas a estação ferroviária e algumas poucas casas. A maioria das pessoas vestia-se com roupas pretas e todas as mulheres, sem exceção, cobriam a cabeça. Eram sete dialetos, o que acentuava a dificuldade de comunicação com o idioma local.

Finalmente chegamos ao nosso destino e o retorno começava a preocupar, pois não havia trens diariamente, e por navio teríamos que aguardar uma semana.

Conseguimos traçar um novo roteiro, passando por Zagreb, e de trem fomos para a capital, Belgrado. As dificuldades continuavam, tanto com o idioma como com o manuseio do dinheiro, que estava em fase de transição para uma nova moeda.

A cidade é bonita. Circulamos por todos os lugares. Tivemos a oportunidade de comprar material do Elvis. Mas o que realmente nos impressionou foi encontrar grafitado em paredes, na língua local: “Elvis é o rei!”

Por um instante me senti em casa. Conclusão, Elvis está aqui, ali, lá e em todo lugar.

Um filho que registra a história do pai

José Pereira da Silva morreu no dia 29 de outubro de 1995, em Avaré, com 86 anos de idade, bem vividos. Deixou um legado de honorabilidade, sempre respeitado e querido por todos, exemplo de retidão, de trabalho, de dignidade.

Sentia muito orgulho de ter sido Veterano de 32, ele costumava dizer que era paulista batizado no Campo da Revolução Constitucionalista de São Paulo.

Não obstante, afirmava que era mineiro de nascimento e, embora também amasse sua terra de origem, seu coração e sua alma eram paulistas.

Cf. Dr. José Carlos Machado Silva, A Epopéia Paulista Vivida Por um Veterano Mineiro (Para Sempre 32, Editora Matarazzo). Uma narrativa cheia de lances emocionantes, sem dúvida preâmbulo de um bom livro. O personagem principal é pai do autor.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 13 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6210

Manchete – Montoro ameaça demitir quem não apoiar Quércia. Franco Montoro, governador de São Paulo; Orestes Quércia, vice-governador e o candidato da situação que o levaria ao governo paulista.

Santo André – Engenheiro Geraldo Demétrio será o coordenador-geral de Planejamento.

Meio Ambiente – Registrados casos de micose na Billings.

Automobilismo – Sucessor do Fusca pode ser o Gol.

Cinema – Stallone apanha da crítica e bate em bilheteria.

Polícia – Executado a tiros fugitivo de Santo André.

Em 13 de agosto de...

1856 – Emílio Rossi nasce em Benabbio, Lucca, Itália. Pioneiro do Núcleo Colonial de São Caetano. Aqui atuou como administrador e intérprete. Foi vinicultor e comerciante em São Paulo. Ler: Sonia Maria Franco Xavier, revista Raízes (São Caetano: ano 5, nº 9, julho 1993).

1916 – Nomeado fabriqueiro da Matriz de Santo André o professor José Augusto Leite Franco.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva italiana; resistência dos austríacos a Leste de Goricia.

1946 – PUC (Pontifícia Universidade Católica) é fundada em São Paulo.

1976 – Doze horas de chuva param o Grande ABC.

Hoje é sexta-feira, 13, de um ano bissexto.

Hoje

Dia do Canhoto

Dia do Encarcerado

Dia do Economista

Dia Estadual do Jequibal, ritmo brasileiro criado em 1965 pelos maestros brasileiros Mário Albanese e Ciro Pereira.

Santos do Dia

Ponciano e Hipólito viveram em Roma no século 3. Estes dois homens foram envolvidos por um cisma na Igreja. Ambos se consideravam papas. Vítimas de perseguição religiosa, os dois foram deportados para minas de trabalhos forçados, na Sardenha. Lá morreram martirizados.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Benildo

Máximo

Bv. Dulce dos Pobres

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Em pauta, também, trechos do programa São Paulo de Todos os Tempos, apresentado por Geraldo Nunes.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Homenagem ao Dia dos Pais. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Em pauta, Getúlio Vargas, como informa o jornalista Milton Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documentação e Memória da Bandeirantes), produtor e apresentador do programa:

Durante todo o mês e na primeira semana de setembro, o programa Memória será exclusivamente sobre Getúlio Vargas. Desde a revolução de 30 até seu suicídio, em agosto de 1954. n A criação da Petrobras, a política nacionalista, o Estado Novo, a deposição de Washington Luis, a Revolução Constitucionalista de 32, a queda de Getúlio em 1945, a volta de Getúlio pelo voto popular e 1951, o atentado da Rua Toneleros, o mar de lama que passou pelo Catete e, finalmente, o suicídio.

Comícios e músicas que enalteceram Getúlio também serão temas dessa série.

Hoje, depois da cobertura dos Jogos Olímpicos, com reprise amanhã, às 5h da manhã.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Natividade da Serra. Criado em 1863, quando se separa de Paraibuna.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversário neste dia 13 de agosto: Antas (Bahia) e Riacho de Santana (Bahia). Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;