Setecidades Titulo Carnaval 2012
Blocos de rua fazem conscientização
Por Camila Galvez e Caroline Garcia
17/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Carnaval do Grande ABC não é só folia. No meio da brincadeira, instituições aproveitam para divulgar seu trabalho, protestar e passar a mensagem de respeito ao próximo. Hoje os blocos de rua Cidade dos Meninos e Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente) desfilam pelas ruas de Santo André e São Bernardo, respectivamente.

O primeiro a sair é o Cidade dos Meninos, da entidade de mesmo nome. A concentração será na Rua Batávia, 280, no Parque Novo Oratório, a partir das 9h. São esperadas cerca de 800 pessoas, entre crianças, familiares e idosos atendidos pelos projetos. O tema deste ano é Importância da Leitura na Formação das Crianças. 
Segundo o assessor Rogério Braga, a ideia é mostrar à comunidade o resultado dos trabalhos da instituição. "Nosso bloco desfila há cinco anos e é tradição no bairro."

Às 14h é a vez do Eureca sair pelas ruas de São Bernardo para conscientizar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. A concentração será a partir do meio-dia na sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, na Rua Jurubatuba, 1.610, Centro.

Conforme a técnica da equipe pedagógica da entidade, Viviane Carvalho Marques da Cunha, o tema deste ano é Eureca 2012 Contra Internação Compulsória. "Internar pessoas na base da força não é a resposta para enfrentar as drogas. É isso que pretendemos discutir."

O Eureca, que conta com carro de som e bateria, espera reunir cerca de 2.500 pessoas, a maioria crianças, jovens e suas famílias que fazem parte de diversas entidades da região e da Capital. "O bloco é uma forma lúdica de utilizar uma atividade cultural do Brasil para fazer protesto pacífico e informar sobre os direitos das crianças e adolescentes."

BAILES E MATINÊS

Para quem não gosta de pular o Carnaval na rua, os clubes do Grande ABC organizam bailes e matinês para e adultos e crianças (veja quadro abaixo).

No clube Primeiro de Maio, em Santo André, associados e convidados participam hoje do Grito de Carnaval, que começa às 21h, com apresentação de Calmon e Regionais do Samba.

O forró marca a festa do Icaraí Eventos, em Santo André, também hoje. O Trio Bastião se apresenta com forró pé de serra, a partir das 22h. "As músicas vão de forró e axé até as marchinhas clássicas de Carnaval. Vamos também tentar resgatar um pouco dos bailes de antigamente, com serpentina e confete", disse Paulo José Ramos de Carvalho, o DJ Paulinho, que também tocará na festa.

Em São Bernardo, as crianças terão três dias para aproveitar as matinês, que ocorrem de domingo a terça-feira, no Mesc e na Associação de Funcionários Públicos.

Os clubes da GM e Mercedes também prepararam matinês. Em Diadema, serão dois dias de festas. Já em São Caetano estão marcados três dias voltados para as comemorações das crianças. A entrada é gratuita para associados e R$ 5 para não sócios.

Crianças e jovens da Fundação saem às ruas no Jd.Orquídeas

O bloco de Carnaval da Fundação Criança, no Jardim Orquídeas, em São Bernardo, agitou ontem os moradores do bairro. A folia começou por volta das 19h e uniu crianças, adolescentes, educadores e até agentes da Saúde.

Em sua segunda edição, o desfile contabilizou cerca de 500 pessoas, entre organizadores e participantes. A festa recebeu até moradores de outros bairros, como do Jardim Silvina e Parque São Bernardo.

Segundo a educadora Lúcia Gonçalves, o evento reforça o laço da entidade com a comunidade. "Fazemos o bloco para mostrar que o Carnaval não é bagunça, mas sim festa".

Os preparativos para colocar o bloco na rua começaram em dezembro. Lúcia conta que desde lá as crianças estavam animadas. "Em janeiro entramos em contato com todo o pessoal para iniciar o ensaio."

Emoção. Foi com essa palavra que Maycon Douglas, 14 anos, que estava acompanhado da família, definiu a experiência de desfilar e tocar com o bloco. Frio na barriga também para Gabriel Leles, 15, que sai às ruas pela segunda vez com o grupo. "Entrei na Fundação Criança para participar das aulas de violão e aos poucos estava cada vez mais presente. Hoje, somos uma família."

O segundo encontro é resultado das aulas de percussão e bateria oferecidas pela entidade. Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, presidente da Fundação Criança, a iniciativa conta com apoio de empresas e educadores. "A música é uma forma de tratar de direitos e isso é muito importante para a Fundação, para todos que nela estão envolvidos." (Alexandre Calisto)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;