Setecidades Titulo
Canil de Santo André doa cães abandonados
Por Camila Marques
Do Diário OnLine
27/02/2004 | 12:06
Compartilhar notícia


Quem tem vontade de ter um animal de estimação mas está sem dinheiro para comprar um tem a opção de adotar. No Grande ABC, o canil municipal de Santo André é um dos principais endereços para quem gostou da idéia. No local, além dos cães recolhidos carrocinha, os interessados em realizar a adoção podem se cadastrar e esperar até que seja encontrado um bicho com as características desejadas.

Segundo Leonice Monteiro de Aguiar, funcionária do Centro de Controle de Zoonoses do canil, todos os animais disponíveis para a adoção já estão vacinados contra raiva. "A partir do momento em que o cachorro tem um proprietário, nós orientamos o que deve ser feito no futuro, quais vacinas devem ser tomadas, que cuidados adotados", explica Leonice.

Na prática, o canil também atende a quem tem interesse em doar seu animal. "Temos um cadastro tanto para quem quer adotar e como doar um cachorro. Por lei, não podemos mais acolher um cão saudável, então esse proprietário pode deixar os dados no nosso cadastro e procuraremos por um novo dono", afirma Leonice.

Atualmente, cerca de 30 animais vivem no canil. "A rotatividade é grande", conta ela. Isso porque, depois das 96 horas de aguardo até que o possível dono do cachorro apareça para buscá-lo, o canil espera só mais alguns dias por possíveis 'pais adotivos'. "Depois disso é preciso praticar a eutanásia (o sacrifício)", lamenta Leonice. "Temos animais aqui há quase um mês, mas isso é raro", diz a funcionária.

O canil de Santo André atende de segunda a sábado, das 8h às 17h, na rua Igarapava, 239, Valparaíso. Para preencher o cadastro basta levar um documento de identidade. Mais informações pelo telefone 0800-191944 (de segunda a sexta) e pelo número 49905256).

Castração - Como forma de incentivar a adoção de animais e controlar o número de cães abandonados nas ruas, o Centro de Controle de Zoonoses e a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) realizam a castração de cães e felinos a preços bem abaixo da tabela.

Qualquer pessoa da cidade pode procurar o Controle de Zoonoses para obter o serviço, mas a preferência de atendimento é para quem adotar um cachorro do canil. Normalmente, esse procedimento custa a partir de R$ 250, e varia de acordo com o porte do animal. Pelo convênio estabelecido com seis clínicas particulares, a castração sai por R$ 55. "Em alguns casos, depois de uma pesquisa, até pode ser gratuita", conta Leonice. Em 2003, 500 animais foram castrados. Para 2004, a meta é operar 800.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;