Setecidades Titulo
Primos são mortos a tiros e pedradas na favela do Oleoduto
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
07/06/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


Os primos Alisson Roberto Silva Jerônimo, 24 anos, e Hugo Fernando Silva, 20, foram assassinados a tiros e pedradas terça-feira na favela do Oleoduto, no Jardim Silvina, em São Bernardo. Os moradores do bairro dizem que os criminosos são os mesmos que assassinaram há seis meses o pai de Alisson – tio de Hugo –, Roni Elias Jerônimo, 52, que estaria envolvido com o tráfico de drogas na área.

De acordo com informações prestadas por alguns moradores à reportagem, Alisson estaria planejando vingar a morte do pai. Sabendo desse objetivo, os assassinos se anteciparam e realizaram a execução do filho do traficante. Hugo teria sido morto porque acompanhava o primo.

O duplo homicídio ocorreu por volta das 11h30 numa rua de terra paralela à via Anchieta. Segundo testemunhas, Alisson e Hugo foram atacados por um grupo de cinco homens quando saíam da casa de um parente, localizada próxima.

Um primo das vítimas informou a polícia que ambos haviam chegado de Curitiba (PR), onde trabalhariam como garçons. Eles teriam vindo a São Paulo visitar alguns parentes. Após serem capturados pelo grupo, foram levados até a rua de terra.

“Um dos integrantes do bando foi até um bar e mandou o dono abaixar as portas, pois iria chover balas. O dono obedeceu”, contou um morador da favela Oleoduto.

Antes de serem executados, os primos teriam sofrido diversas agressões físicas, como socos e pontapés. “Foi um verdadeiro espancamento. Por causa do horário de grande movimento nas ruas, muitas pessoas viram o que aconteceu, mas muitas têm medo de falar a respeito”, disse o morador.

Alisson, que já tinha passagem criminal por roubo e porte de entorpecentes, foi assassinado com pelo menos cinco tiros, de acordo com policiais que realizaram a perícia. No local, os peritos apreenderam cinco cápsulas de revólver calibre 32.

Hugo Silva levou dois tiros e foi atingido por um corte profundo na cabeça, provavelmente provocado por uma pedra de aproximadamente cerca de quatro quilos que foi encontrada ao lado de seu corpo. A polícia apreendeu a pedra para perícia.

Após os dois assassinatos, os criminosos teriam se dispersado pela favela. Policias militares da 1ªCompanhia do 6º Batalhão foram chamados e compareceram ao local para preservar os corpos das vítimas até a realização da perícia e da presença do IML (Instituto Médico-Legal).

O caso foi registrado no 6º DP de São Bernardo. As investigações do crime estão a cargo da Delegacia de Homicídios do município, que deve tentar começar a colher depoimentos de possíveis testemunhas até sexta-feira.

“Acho que será difícil alguém dar a cara para bater e prestar depoimento na polícia. Esse grupo que matou os dois primos acha que manda na área e não terá o menor receio em executar mais pessoas”, disse um morador local.

De acordo com última estatística divulgada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, São Bernardo registrou de janeiro a março deste ano 28 homicídios dolosos (com intenção), havendo redução de 31,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre de 2005, ocorreram 41 assassinatos.

Leo Comissari – A favela do Oleoduto é a mesma onde foi morto o padre Leo Comissari, em 1998. O missionário italiano tinha um trabalho social junto à comunidade e sofria resistência de traficantes da favela.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;