Memória Titulo MEMÓRIA
Esta capela chega aos 130 anos em São Caetano
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A capela Santo Antonio, que também é conhecida por capela da família Cavana/Lorenzini, está completando 130 anos. É uma capela particular, restaurada e mantida pela família, em homenagem aos antigos.

O professor José de Souza Martins já informara que o ano da construção da antiga capela foi 1885, em reportagem publicada no News Seller, antecessor do Diário. A mesma informação foi prestada por Martins 30 anos atrás.

A segunda notícia saiu no Diário, edição de 15 de junho de 1985, em reportagem assinada pela jornalista Claudia Muller e com foto de João Colovatti. À época, Martins enviou uma carta à família Lorenzini, narrando o fato. A carta motivou os familiares a celebrarem uma missa e a cuidarem ainda mais da capela, localizada à Rua Luiz Cavana, uma travessa da Rua Roberto Simonsen, a poucos metros do Edifício Vitória.

De posse do recorte da notícia de 1985, fomos à Rua Luiz Cavana. Surpresa: encontramos a capela aberta e conhecemos seus atuais zeladores, Maria Thereza Rossi Lorenzini (dona Nena) e Mario Jorge Montini. Os porta-vozes que Claudia entrevistou em 1985, Sérgio Lorenzini e sua prima Ilda Cavana Montini, são falecidos.

O Banco de Dados do Diário preserva as fotos que Colovatti fez em 1985, inclusive o retrato de dona Ilda. Somente uma imagem da fachada da capela foi publicada 30 anos atrás.

Informamos sobre o excelente estado de conservação da capela Santo Antonio ao professor Martins e à Fundação Pró-Memória. E decidimos publicar todas as fotos que Colovatti tirou, comparando-as com fotos da capela hoje.

Cassia Thereza Lorenzini, filha de dona Nena, postou fotos e a história da capela no seu Facebook. Houve um grande retorno. E surgiu a ideia de se mandar celebrar uma nova missa.

RESTAURAÇÃO

A capela de Santo Antonio da Rua Luiz Cavana foi revitalizada em janeiro último, num trabalho da dona Nena e dos filhos Cassia e Djalma Luiz Lorenzini. Está um brinco.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

A capela por dentro, hoje e em 1985, com o mesmo Santo Antonio, a estampa da Sagrada Família e o crucifixo trazidos de Roma pelos antigos.

Diário há 30 anos

Domingo, 16 de junho de 1985 – ano 28, nº 5852

Comportamento (Elianete Simões) – Artistas sobem aos palcos da região. Em restaurantes. Antes, o preconceito. Agora, lotação completa. Chico Anysio, Toquinho e Manolo Otero já se apresentaram na Rota do Frango com Polenta, em São Bernardo.

Primeira Divisão – Ontem, em Mauá: Santo André 1, Inter de Limeira 1.

Segunda Divisão – Ontem, no Baetão: São Bernardo 3, Portuguesa Santista 1.

Hoje

Dia do Funcionário Público Aposentado
Dia mundial de combate à desertificação e à seca

Santos do dia

Santa Luzia. Século 18. Barro cozido e policromado.
Procedência: coleção governo do Estado de São Paulo.
Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a Tradição Bandeirante do Imaginário em Barro Cozido”. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Ismael
Manuel
Rainério

Município Paulista

Hoje é o aniversário de São Manuel. Elevado a município em 1885, quando se separa de Botucatu.

Nota – São muitos os moradores de São Manuel no Grande ABC. A família Zanutto, por exemplo, está entre nós há mais de 70 anos e mantém um bar e restaurante na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, chamado São Manuel.

Mórmons promovem Feira de Genealogia

Detentores de um dos maiores arquivos de registros familiares do mundo, os mórmons, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias, promovem no sábado, em São Bernardo, a Feira da Genealogia.

Além de expor material histórico e equipamentos de estudo, assim como ministrar palestras e entrevistas, a feira será uma oportunidade dos interessados obterem informações sobre antepassados para montar a própria árvore familiar.

Para aqueles que pretendem adquirir a nacionalidade, os instrutores presentes poderão ajudar. Do CHF (Centro de História da Família), mantido no local pela Igreja, em caráter gratuito pode-se acessar os arquivos de seus países de origem.

Para quem queira aprofundar ainda mais nos estudos, o CHF libera ao interessado o site da Igreja para que possam pesquisar em casa. Informações: ilarameirelles@gmail.com. Ou pelo telefone (11) 4122-3043.

Feira de Genealogia

Quando: sábado, dia 20
Horário: 14h às 16h
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 100, ao lado do Paço de São Bernardo
Entrada franca

Em 17 de junho de...

1905 – Prossegue a greve dos estivadores em Santos. Forças policiais vindas de São Paulo estão aquarteladas. Registra-se grande falta de pão.

1915 – Reúne-se a irmandade da Santa Casa de Santo André a fim de tratar sobre o seu atual funcionamento.

NOTA – Localizada no alto de Santo André, a Santa Casa, décadas depois, seria municipalizada, originando o atual Hospital Municipal.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘o uso de balas explosivas pelos austríacos’.
O presidente eleito do Brasil, Julio Prestes, em visita aos Estados Unidos. De um dos seus discursos: “O Brasil procura melhorar a sua legislação e criar institutos para proteger o produtor e o consumidor”.

NOTA – Na História, o Brasil vivia os últimos meses da chamada República Velha. No segundo semestre quem de fato assumiria a Presidência da República seria Getúlio Vargas, que nas urnas perdera as eleições para Julio Prestes. Daí porque é importante acompanhar esses momentos da vida política nacional.

1970 – O Brasil na Copa do Mundo no México: na semifinal, 3 a 1 sobre os uruguaios. Que venha a Itália na final.

1975 – Prefeitura de Ribeirão Pires anuncia: a Rua Euclides da Cunha será a primeira, na zona urbana, a receber pavimentação asfáltica. Contrato é assinado com a Sortino Construtores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;