Setecidades Titulo São Bernardo
Paciente aguarda
5 meses por tomografia

Juraci Rossi, 60 anos, faz tratamento
com oncologista após descoberta de câncer

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
12/05/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


A dona de casa Juraci Rossi, 60 anos, aguarda há quase cinco meses pela realização de três tomografias na rede municipal de Saúde de São Bernardo. Os exames, solicitados pelo oncologista que cuida do quadro clínico da paciente – a moradora do Jardim Ipê tem câncer na pleura (membrana que envolve os pulmões e o tórax) –, deveriam ter sido apresentados em consulta com o especialista ontem, para avaliar os efeitos da quimioterapia no tratamento do tumor.

O pedido dos três exames foi feito no dia 22 de dezembro, de acordo com o marido da paciente, o mecânico Emerson Rossi, 63. “Ela faz sessões semanais de quimioterapia e fica cada vez mais debilitada. Nós (família) ficamos angustiados sem saber se o procedimento está funcionando”, destaca.

O marido ressalta a indignação com o que considera descaso do poder público. “Pagamos os impostos em dia e, quando precisamos, não temos os direitos assegurados”, reclama. Ele enfatiza que, não fosse o custo alto do exame – em média R$ 700 –, a família teria se apertado e pago pelo procedimento em clínica particular.

Na tarde de ontem, enquanto aguardava por consulta com o oncologista no Hospital Anchieta, a paciente passou mal. Conforme Rossi, a equipe de funcionários do local socorreu Juraci e solicitou a realização dos exames na manhã de hoje. “Suspenderam a quimioterapia por uma semana e fizeram o pedido da tomografia com urgência”, comemora o marido. A administração não confirma o agendamento.

A Prefeitura informou que houve dificuldade de comunicação com a paciente para avisar sobre a data do exame. Com isso, não foi possível realizá-lo no dia previsto e que o procedimento seria remarcado em breve.

DEMAIS PREFEITURAS - Segundo as demais prefeituras do Grande ABC e o Estado, não há fila de espera considerável para a realização de tomografia. A Secretaria de Estado da Saúde informou que possui três serviços que fazem o exame na região: Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual de Diadema e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Santo André. Em 2014 as três unidades realizaram 22.525 tomografias.

Santo André tem um tomógrafo no CHM (Centro Hospitalar Municipal) e possui parceria com a Casa da Esperança da cidade. A demora para o procedimento é de cerca de 20 dias. O município realiza 750 tomografias por mês.

São Caetano possui tomógrafos no Complexo Maria Braido e no Hospital de Emergências Albert Sabin. A média é de 12 tomografias ambulatoriais por dia.

O tomógrafo de Diadema fica no Quarteirão da Saúde e realiza, em média, 500 procedimentos por mês. Para exames classificados como prioridade, o agendamento é feito em até 30 dias. Casos de rotina são agendados em até 60 dias. Atualmente, 80 pessoas aguardam pelo procedimento.

Os demais municípios não responderam. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;