Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Aproveite o feriado para planejar a carreira
Por Cíntia Bortotto
20/04/2015 | 07:18
Compartilhar notícia


Já faz algum tempo que não abordo este tema nesta coluna. No entanto, acredito que o autodesenvolvimento é uma das maiores chaves para o crescimento na carreira. Então, que tal aproveitarmos este feriado prolongado para investirmos em nós mesmos?

Vamos planejar e dar início a um processo que pode transformar sua vida profissional. A principal vantagem do autodesenvolvimento é que você não depende de uma instituição, seja a empresa em que trabalha ou outra, para continuar o seu processo de desenvolvimento. Mais um ponto positivo é que, quando você toma a frente de seu aprendizado, passa a estar preparado antes para as oportunidades que aparecem. É você quem escolhe exatamente no que quer investir, não tendo necessariamente de ter relação com o que você faz hoje ou com o que a empresa entende que você terá de fazer amanhã.

O balizador do autodesenvolvimento é o plano de carreira. Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Por quais passos tem de passar? Quais são suas fortalezas ou fragilidades? Quando se responde a estas perguntas, podemos ter ações mais focadas, por exemplo, fazer um curso de inglês intensivo no Exterior, ou ações contínuas, como ler este caderno de Economia todos os dias para ter mais informações para o trabalho.

Mas, por onde começar?

Há vários caminhos para seu autodesenvolvimento, desde treinamentos, workshops até leituras de artigos e jornais. Algumas ferramentas, indico para todos, como:

Coaching: peça para alguém ser seu orientador em determinado tema;
Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos, jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas próprias ações;
Benchmarking: aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável;
Tome para si a responsabilidade: assumir projetos, novos desafios ou conhecer novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências;
Qualificação: participar de treinamentos também é positivo, mas não esqueça de se planejar financeiramente e de escolher instituições sérias.

Investir em você é sempre algo que com certeza renderá bons frutos. E o autodesenvolvimento lhe confere independência e chances de voar cada vez mais alto. Na próxima semana, darei mais dicas para você crescer em sua carreira. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;