Política Titulo Santo André
PSB dá aval para Aidan, que terá Cicote no encalço

Vereador usa desempenho na eleição de 2014 como argumento para pleitear Paço ano que vem; ex-prefeito é preferido

Por Caio dos Reis
Do Diário do Grande ABC
28/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A audiência entre o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) e os presidentes estadual do PSB, vice-governador Márcio França, e municipal, Donay Neto, indicou a preferência da sigla em lançá-lo como concorrente ao Paço em 2016. Por outro lado, o ex-chefe do Executivo terá o vereador Almir Cicote (PSB) na briga pelo posto interno. O parlamentar usa o histórico e os votos conquistados para deputado estadual no ano passado como principal argumento para entrar na disputa.

Cicote aposta em garantir apoio de parte dos vereadores da Câmara para legitimar sua preferência pela candidatura socialista. “Estou conversando com os vereadores e colocando o meu histórico eleitoral no município de maneira positiva.” Em 2014, o parlamentar disputou a eleição para deputado estadual e conquistou 28.070 votos, sendo que 21.138 sufrágios foram do eleitorado andreense. “Isso deu condições de eu pleitear a disputa majoritária. Sei que tem essa dificuldade por conta de estarmos (com Aidan) no mesmo partido, mas não vou negar que tenho trabalhado para ocupar uma vaga nesse páreo. Tem espaço na cidade para algumas candidaturas e acho que uma delas é a minha”, frisou.

O desgaste de Aidan com forças políticas do município também pode contribuir para a pré-campanha de Cicote. Além deste cenário, o ex-prefeito perdeu boa parte de aliados que atuavam na articulação de seus projetos eleitorais. Um dos integrantes do primeiro escalão da gestão do socialista, Edson Salvo Melo, que ocupou a Pasta de Desenvolvimento Econômico e Cultura, faz parte hoje da equipe de assessores do gabinete do vereador.

Aidan ganhou a predileção do diretório paulista do PSB por ter comandado o Paço (2009-2012) e ainda figurar entre os nomes que representam oposição ao PT, embora os últimos dois desempenhos eleitorais não tenham sido satisfatórios. Depois da derrota em seu projeto de reeleição à Prefeitura, no pleito de 2012, ele amealhou 50.473 votos (34.527 sufrágios em Santo André) no ano passado e não alcançou uma vaga na Câmara Federal. Com o revés, o ex-prefeito retornou a atender como médico na rede municipal de Saúde.

Donay defendeu Aidan na concorrência interna ao justificar que “partidos são pragmáticos”. Segundo o dirigente, o pleito de Cicote “é legítimo”, mas que o cenário está mais cristalizado em favor do ex-prefeito. “Ele veio conversar sobre isso. A gente pode discutir no sentido de ele ser vice do próprio Aidan. É bom nome.”

O ex-chefe do Executivo foi à reunião com o líder paulista da sigla, em São Paulo, também na tentativa de conseguir espaço no governo do Estado. Aidan busca participação em um ‘braço’ da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, chefiada por França, dentro do território regional. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;