Internacional Titulo
Irã desmente qualquer contato com Al Qaeda
Por Das Agências
31/12/2001 | 13:30
Compartilhar notícia


O Irã desmentiu nesta segunda-feira as informações do jornal americano "The New York Times" de que houve contato entre agentes iranianos e membros da rede Al Qaeda, liderada pelo terrorista Osama Bin Laden.

"Meios de comunicação estrangeiros tentaram nos últimos dias, de um modo ou de outro, gerar dúvidas sobre o Irã, e de insinuar que houve contatos com a rede Al Qaeda", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hamid Reza Assefi, por meio de comunicado.

"A República islâmica do Irã mantém uma posição pública clara em relação ao terrorismo, aos talibãs e à rede Al Qaeda. É uma mostra clara de que essas informações são falsas e infundadas", afirmou.

A edição desta segunda do "The New York Times" afirmou que um aliado de Bin Laden manteve contatos com agentes iranianos no Afeganistão em 1996, com a esperança de que o Teerã unisse suas forças às forças da Al Qaeda para atacar alvos norte-americanos.

O Irã, inimigo irredutível dos talibãs, condenou a rede Al Qaeda e sustentou política e militarmente a Aliança do Norte no Afeganistão.

O Teerã, que condenou os atentados de 11 de setembro atribuídos a Bin Laden, também reprovou os bombardeios norte-americanos Afeganistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;