Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que o camaleão muda de cor?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/02/2015 | 07:01
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O camaleão, essa espécie de lagarto, muda a cor do corpo para se esconder na paisagem. É uma forma de se proteger de predadores, animais que se alimentam deles, além de conseguir caçar livremente. 

Para que a pigmentação da pele mude bastam apenas 20 segundos. Isso é possível porque os camaleões nascem com células especiais chamadas cromatóforos, que ficam na pele. Quem comanda essa mudança de cores é o cérebro e esses pigmentos se misturam como uma pintura. Daí podem ficar avermelhados e marrons em diferentes tons, ou qualquer cor dependendo do ambiente onde estão.

CARACTERÍSTICAS - Estima-se que haja 200 espécies de camaleões. Em sua maioria, vivem no continente africano. No Brasil, especificamente na Floresta Amazônica, existem camaleões de origem indiana. Podem viver em áreas mais secas ou úmidas. Por serem répteis (animais que apresentam o corpo coberto por queratina, um tipo de proteína, em diferentes formas, por exemplo, escamas) não vivem em locais com temperatura muito baixa.

Os camaleões chegam a medir até 70 centímetros. Se alimentam principalmente de folhas, frutas, gafanhotos e outros insetos, sendo que pode abocanhar até algumas aves de pequeno porte. Sua língua é pegajosa e pode chegar a um metro de comprimento, dependendo da espécie. 

CURIOSIDADE: Os olhos dos camaleões têm um arco de 360 graus de visão e podem enxergar em duas direções ao mesmo tempo.

Consultoria de Giuseppe Puorto, biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan,e de Robson Oliveira Lopes, biólogo e responsável pela Gerência de Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde de Santo André.

Pergunta de: Melissa Nogueira Fernande, 6 anos, de São Bernardo, nunca viu um camaleão de perto, mas admite que não tem medo. “Sei que ele é um lagarto,mas não sei quantos tipos há na natureza. É um animal para viver na floresta.” Para ela, o bicho muda de cor porque deve ficar assustado. “Pode ser que faça isso para se defender, por exemplo, quando um bicho maior se aproxima dele.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;