Setecidades Titulo Durante o Natal
Operação da GCM visa coibir crimes durante compras de Natal

Ação integrada terá apoio da PM de Santo André;
efetivo da Guarda Civil será multiplicado por seis

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar) de Santo André farão operação conjunta para coibir crimes durante as compras para o Natal. As ações integradas serão realizadas na segunda e terça-feira e serão concentradas nos pontos com forte atividade comercial, como o Centro e as principais vias dos bairros Santa Terezinha, Vila Assunção e Vila Luzita.

O início da operação está marcado para as 10h, no encontro da Avenida Industrial com a Rua Padre Vieira, no bairro Campestre. O subcomandante da GCM, Rogério Durante, explica que o reforço do patrulhamento começou a ser feito na semana passada. Durante os dias úteis, a segurança é feita por 20 homens e, aos sábados e domingos, por 40 agentes. De segunda a quarta-feira, o número sobe para 60 – seis vezes mais do que o padrão para datas comuns.

“Nesta época do ano, como começa a circular muito mais dinheiro pelas ruas, isso tende a atrair mais o crime. Então, vamos designar todas as forças especificamente para as áreas de comércio”, comenta Durante. A ação terá apoio do 10º e do 41º batalhões da PM, além da Força Tática, Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Romo (Rondas com Motocicletas). Ao todo, serão empenhadas dez viaturas, 20 motocicletas e seis bases móveis das duas corporações. O policiamento será intensificado até as 21h, já que a maioria das lojas encerra o expediente às 20h.

O subcomandante da GCM acrescenta que o objetivo da integração entre as duas forças de Segurança é aumentar a eficiência dos trabalhos preventivos. “Juntos, vamos saber exatamente o que cada um está fazendo. Por exemplo, se tem uma equipe da PM em uma rua, nós colocamos a nossa em outra, para aumentar a área de abrangência. Neste ano já fizemos várias operações em conjunto, e esta não poderia ser diferente”, complementa.

Em dezembro do ano passado, segundo estatísticas da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), foram registrados em Santo André 542 assaltos, 556 furtos e dois latrocínios. Com a intensificação das ações ostensivas, Durante espera reduzir os indicadores em aproximadamente 10% neste mês.

Além da presença de policiais militares e guardas-civis, o subcomandante orienta a população a tomar cuidados durante as compras, como evitar sacar dinheiro em locais isolados, manter as crianças próximas dos adultos e prestar atenção em bolsas e sacolas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;