Política Titulo
PT apóia tucano e impõe condições
Por Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
18/02/2007 | 20:22
Compartilhar notícia


A bancada do PT na Assembléia Legislativa firmou como condição para apoiar o tucano Vaz de Lima na eleição para a presidência da Casa a cessão da 1ª e 4ª secretarias da Mesa Diretora. O pleito dos deputados petistas, de acordo com Donizete Braga (Mauá) está inserido em uma plataforma que visa, de acordo com ele, maior transparência e modernização do legislativo estadual, como a transmissão pela TV Assembléia de reuniões das comissões permanentes. Vaz promete ceder aos petistas apenas a 1ª secretaria.

“Entendemos que o PT tem o direito a um segundo lugar na Mesa Diretora. Isso é uma reivindicação antiga, que abrimos mão na eleição do Rodrigo Garcia (PFL) por uma questão de acordo”, disse Donisete Braga.

O deputado petista, no entanto, não condicionou especificamente o apoio à questão da entrega das secretarias à sigla. “Temos um conjunto de reivindicações.”

Os parlamentares petistas redigiram na semana passada um documento com as solicitações, entregue a Vaz.

Na última sexta-feira, ele afirmou que não teve “tempo” para ler o documento por ter viajado, mas assegurou que irá analisar o que chamou de medidas para “modernizar” a Assembléia.

Sobre a 4ª secretaria da Mesa Diretora, o candidato tucano garantiu que a solicitação petista seria avaliada. Mas fez uma ressalva: “O PT, pela importância que tem e por ser a segunda maior bancada, tem direito à 1ª secretaria, que é o segundo cargo de maior importância na Mesa Diretora”.

A candidatura do tucano foi anunciada na semana passada. O PSDB tinha dois pré-candidatos, mas Celino Cardoso abriu mão da disputa em benefício de Vaz de Lima. Garcia, o atual presidente da Assembléia, tinha intenção de disputar a reeleição mas desistiu. Vaz de Lima disse ter conversado com o pefelista.

O líder do PP, Salim Curiati, é outro candidato à presidência, mas suas chances são avaliadas como reduzidas, e o próprio PT não faz nenhuma sinalização em apoiá-lo.

Vaz se reuniu na última quinta com Curiati, e disse que “espera o entendimento”. O que significa que Curiati pode retirar sua candidatura.

Grande ABC - Vaz de Lima pretende trabalhar “de forma solidária” com os nove deputados da região que atuarão na nova legislatura. "O Grande ABC tem uma importância vital para São Paulo e está muito bem representado na Assembléia.”

Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) destacou o fato de que os tucanos não tiveram que definir no voto o candidato à presidência da Assembléia. “Foi demonstrada a união do partido. Não saímos rachados da escolha”, comentou.

Ele espera que Vaz de Lima dê maior velocidade para as discussões no legislativo. “O trabalho foi afetado pelo período eleitoral e precisa ser retomado. Isso é uma coisa que acontece toda vez que tem eleições”, afirmou. “O Vaz de Lima é um grande nome, e fará um bom trabalho”, completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;