Setecidades Titulo
Empresas beneficiam ladrões de carro
Por Evandro de Marco
Diário do Grande ABC
09/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Se, de um lado as seguradoras cobram a mais pela falta de segurança, de outro acabam beneficiando as quadrilhas especializadas em roubo e furto de veículos.

Isso acontece através dos leilões promovidos pelas próprias seguradoras, com veículos que tiveram laudo de perda total - quando não há vantagem de conserto em relação à avaria sofrida.

O dono de um desmanche legalizado conta que os criminosos dão lances altos pelos veículos e conseguem, com isso, documentos e notas. "Assim, vendem seus carros roubados e furtados para os desmanches de forma aparentemente legal", relata.

Ainda de acordo com o comerciante, os desmanches legalizados arrematam os veículos nos leilões e desmontam as peças para revendê-las.

Já os desmanches ilegais são a ponta da cadeia de furtos e roubos de veículos e fazem girar o mercado paralelo de peças. Para o delegado seccional de Santo André, José Emílio Pescarmona, o cadastramento dos desmanches, como foi feito na cidade, ajuda a diminuir os índices deste tipo de crime.

Carros roubados são mais fáceis de recuperar

Apesar do perigo e da violência a que são submetidas, as vítimas que tiveram o veículo roubado têm mais chances de recuperar o bem do que aquelas que foram furtadas (crime executado sem emprego de violência)

O delegado Seccional de Diadema, Cosmo Stikovics Filho, revela que 60% dos veículos roubados são recuperados. "Os furtados chegam a 40%."

Isso acontece porque, sengundo Stikovics, muitos dos veículos são roubados durante fuga de criminosos ou para que sejam usados para cometer outro delito.

Quando o veículo não é mais necessário, é abandonado pelos criminosos, encontrados pela polícia e devolvidos aos proprietários. "Com relação aos veículos furtados, geralmente são pegos pelos ladrões porque foram encomendados e possuem destino certo."

Nesse caso, a demora para o motorista perceber o furto contribui para que as quadrilhas levem o veículo até um desmanche clandestino e consigam desmontá-lo.

Segundo o dono de um comércio legalizado, alguns modelos como Corsa, Gol, Pálio e Fiesta são desmontados em menos de uma hora. A quadrilha se livra do chassi para que que a polícia não ache provas de que o veículo foi furtado ou roubado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;