Setecidades Titulo História
Ruas da região lembram republicanos
Andressa Dantas
Especial para o Diário
15/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Há exatos 123 anos, o Brasil passava por uma das maiores transformações políticas de sua história. O País deixava de se chamar Império do Brasil e assumia o nome de Estados Unidos do Brasil, ao se tornar-se República.

Personalidades ligadas ao fato histórico dão nome a ruas, escolas e estações de trem do Grande ABC e, muitas vezes, a população desconhece essa relação.

Uma das ruas mais conhecidas do Centro de São Bernardo leva o nome do primeiro presidente da República, Marechal Deodoro, que governou o País por um ano, durante o Governo Provisório. "Não faço ideia de quem tenha sido o Marechal Deodoro", confessa a estudante Maiara Azevedo, 20 anos.

Outras figuras do período aparecem espalhadas pela região. A Praça Rui Barbosa, em Santo André, endereço da Escola Livre de Teatro, faz menção ao primeiro ministro da Fazenda. Já a Rua Campos Sales, no Centro da cidade, é homenagem ao primeiro ministro da Justiça brasileiro.

"Vou arriscar a resposta. Acho que o Marechal Deodoro foi o primeiro presidente brasileiro. O Campos Sales, o primeiro ministro da Justiça, e Américo Brasiliense devem ser dessa época, mas não vou lembrar", arrisca o músico Sérgio Castelani, provando que entende a história de seu País.

Os políticos da República Velha, a maioria conservadores e oligarcas, governaram em uma época onde, apesar do voto ser direto, 75% da população brasileira era analfabeta e, portanto, não tinha direito ao voto.

"A República Velha era mantida por uma pequena elite política, formada por aristocratas e burgueses que estudavam na Europa e retornavam ao País com intenções econômicas. Muitos desses nomes tiveram relação indireta com o Grande ABC, talvez por isso tantas menções pelas cidades", explicou o professor José Amilton de Souza, da Fundação Santo André.

Uma das figuras que mais atuaram na região foi José Luiz Flaquer, o conhecido Senador Flaquer, que dá nome a uma das principais ruas de Santo André. Ele foi o mais jovem a participar da Convenção Republicana, em 1873, que aconteceu em Itu, sua terra natal.

O jovem iniciou carreira ministrando aulas. Era também o responsável por abrigar escravos fugidos e encaminhá-los ao Quilombo de Santos. Seu grande parceiro nessa missão era o Coronel Oliveira Lima, que também dá nome à rua comercial andreense.

Em 1880, o jovem foi eleito o primeiro juiz de paz de São Bernardo pelo Partido Republicano e, no ano seguinte, terminou a faculdade de Medicina, tornando-se o primeiro médico da região e da Cia. São Paulo Railway, em Paranapiacaba.

Em 1924, o Senador Flaquer morreu em Santo André. O túmulo onde está enterrado com sua família fica no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;