Setecidades Titulo Serviço
População enfrenta mais um dia de torneiras secas
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O dia de ontem novamente foi de torneiras secas para moradores de bairros como Parque Capuava, Jardim Itapoan e Jardim Santo Antônio, em Santo André.

O abastecimento de água já havia sido prejudicado em diversos pontos da cidade devido à manutenção programada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no Reservatório Curuçá e ao rompimento de adutora na Marginal Cassaquera, provocado acidentalmente por obras da Sabesp entre segunda e quarta-feira. Com isso, a dificuldade para realizar atividades cotidianas, como lavar roupa, fazer comida e até mesmo tomar banho foram inviabilizadas.

Na casa do segurança Alex Antônio Bauer Rodrigues, 37 anos, o cesto de roupas sujas nunca esteve tão cheio. Sem água desde terça-feira, o banho dele, da mulher e da filha precisou ser feito na casa do pai, em bairro próximo. "A caixa-d'água aqui é pequena, então, apesar de economizar, falta até para fazer comida e beber", ressalta.

Apesar da dificuldade, a revolta do munícipe ficou maior ao telefonar para o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e ouvir de atendente que o problema do desabastecimento desta vez foi devido ao alto consumo por parte da comunidade. "É absurdo você pagar diversas taxas e não receber serviço essencial como este", comenta Rodrigues.

O motorista Valdo Moreira, 46, revela que recorreu ao armazenamento de água em barris para suprir necessidades como jogar água nos banheiros e quintal. "Dessa forma a gente economiza ao máximo a água da caixa para beber, tomar banho e cozinhar". Já a empregada doméstica Margarida Banin, 65, está economizando na faxina. Nada de lavar roupas, banheiro ou quintal. "A gente faz todo o resto e deixa esses serviços que precisam de água para depois."

O comerciante João de Moura Ramos, 55, foi obrigado a instalar mais uma caixa- d'água com capacidade de armazenar até 1.000 litros para não deixar os clientes na mão. "Aqui falta água direto e a gente não pode deixar o consumidor sem poder usar o banheiro", justifica o dono de bar.

Mensagem eletrônica do Semasa, através do número 156, informava aos munícipes, na tarde de ontem, que alguns bairros - sem especificar quais - estavam com problema de desabastecimento devido ao alto consumo e que a situação seria normalizada na madrugada de hoje. Ao Diário, a autarquia não respondeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;