Internacional Titulo
General reformado Surayud aceita ser o primeiro-ministro da Tailândia
Da AFP
01/10/2006 | 10:51
Compartilhar notícia


O líder do recente golpe de Estado na Tailândia, general Sonthi Boonyaratglin, confirmou neste domingo que o general reformado Surayud Chulanont, de 63 anos, ex-comandante-em-chefe do exército e conselheiro do rei, aceitou o cargo de primeiro-ministro.

"O general Surayud aceitou o posto", declarou à imprensa o general Sonthi Boonyaratglin, que depôs no dia 19 de setembro o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, aparentemente com o respaldo do monarca.

"Liguei duas vezes para o general Surayud e pedi para ele ajudar o país. No dia 28 de setembro me reuni com o general Surayud em sua residência por meia hora", disse o autor do golpe de Estado militar.

"O próximo primeiro-ministro deverá se sacrificar pela população e o general Surayud é verdadeiramente um bom homem", acrescentou.

A nomeação do primeiro-ministro deve ser aprovada formalmente pelo rei Bhumibol Adulyadej, de 78 anos, indicaram altos funcionários.

O general Surayud, que nasceu no dia 28 de agosto de 1943, dirigiu o exército tailandês de 1998 a 2002, mas tinha desavenças com Thaksin. No final de 2003, foi nomeado conselheiro do rei.

Sonthi, de 59 anos, serviu sob as ordens de Surayud no exército. Os dois homens são próximos do presidente do "Conselho Privado" do rei, o ex-primeiro-ministro Prem Tinsulanonda, que desempenhou nos bastidores um papel chave na deposição de Thaksin.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;