Cultura & Lazer Titulo
Brasil leva dois prêmios no Festival de Biarritz, na França
Por Da AFP
01/10/2006 | 16:51
Compartilhar notícia


O filme brasileiro “Proibido proibir”, do diretor de origem chilena Jorge Durán, ganhou neste domingo o Grande Prêmio El Abrazo do Festival de Biarritz de Cinema e Cultura da América Latina, na França, enquanto o Abrazo de Melhor Curta-metragem foi para "Alguma coisa assim", de Esmir Filho.

O filme "En el hoyo", do mexicano Juan Carlos Rulfo, ganhou o Prêmio Especial do Júri, que concedeu uma menção a outro filme mexicano, "Mezcal", de Ignacio Ortiz.

O equatoriano Manuel Calisto ganhou o prêmio de melhor ator por seu papel em "Cuando me toque a mí", de seu compatriota Víctor Arregui. Já o prêmio de melhor atriz foi para a peruana Melania Urbina por sua atuação em "Mariposa negra", de Francisco Lombardi.

Jorge Durán vive desde 1973 no Brasil, onde trabalhou no cinema primeiro como roteirista (escreveu, entre outros, o roteiro de "Pixote"). Seu primeiro longa-metragem como diretor, "A cor do seu destino", filmado em 1986, ganhou vários prêmios.

Em "Proibido proibir", Durán narra a história de amor e amizade de três estudantes universitários de Rio de Janeiro que se vêem diante de episódios de violência e corrupção policial de seu país. Paulo (Caio Blat) e León (Alexandre Rodrigues, um dos atores de "Cidade de Deus"), estudantes de medicina e sociologia, respectivamente, são amigos inseparáveis e dividem seu apartamento.

Paulo se apaixona pela namorada de León, Leticia (María Flor), e uma difícil situação de triângulo amoroso é produzida no momento em que os três, tentando ajudar os filhos de uma paciente gravemente doente, se deparam com a violência das favelas e da corrupção policial.

”Meu filme pode ser visto como uma espécie de reflexão sobre a ética de certos jovens, mas minha intenção não é transmitir uma mensagem, mas simplesmente contar uma história", afirmou Durán.

Durante a apresentação de seu filme em Biarritz, alguns críticos o compararam a uma das obras-primas da Nouvelle Vague francesa: "Jules e Jim – Uma Mulher para Dois" de François Truffaut. Jorge Durán negou ter se inspirado nessa história.

"Em nenhum momento pensei nesse filme e, além disso, Truffaut não inventou o triângulo amoroso", disse.

Jorge Durán já prepara seu terceiro filme, "Gabriel, a sombra do edifício", que começará a rodar em 2007.

O filme brasileiro "Alguma coisa assim", de Esmir Filho, já havia sido premiado na Semana da Crítica do último Festival de Cannes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;