Cultura & Lazer Titulo
Lutando sem poderes
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
18/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades". A frase célebre de Ben Parker, tio do Homem-Aranha, Peter Parker, resume bem o espírito dos super-heróis. Mas não apenas de superpoderes sobrevivem os protetores dos fracos e oprimidos. Alguns personagens conseguem lutar contra vilões utilizando a coragem e um belo arsenal de armas e equipamentos.

O último representante desse nicho é o protagonista de O Besouro Verde, filme que chega hoje ao Brasil e com algumas cópias espalhadas pelos cinemas do Grande ABC. No longa-metragem do diretor francês Michel Gondry (Rebobine, Por Favor, de 2008), o irresponsável e boa-vida Britt Reid (Seth Rogen) precisa tomar o lugar de homem da casa após a morte do pai. As injustiças da vida fazem com que decida se tornar um mascarado que finge ser vilão para fazer o bem.

Um forte drama pessoal, como a perda de um ente querido, é base para que a pessoa comum mostre força o bastante para se levantar contra as coisas ruins que estão à sua volta. É o que também ocorre com o policial Vince Faraday (David Lyons) no seriado The Cape, exibido às sextas-feiras, às 22h, no Universal Channel. A atração apresenta um oficial sendo acusado injustamente de ser culpado de um homicídio e que é obrigado a se esconder - inclusive de sua família. Para voltar às ruas de Palm City, ela encarna a versão em carne e osso do misterioso herói que o filho acompanha nas histórias em quadrinhos.

Figuras como Batman e os personagens da graphic novel Watchmen também fazem parte desse time dos protetores sem poderes especiais. Apesar de não poderem voar, terem superforça, soltarem raios pelos olhos, serem invisíveis ou atravessarem paredes, todos têm na força de vontade sua principal aliada. É nesse sentido que os personagens apostam em ter maior proximidade com o público do que os distantes Homem-Aranha ou os integrantes do grupo X-Men.

A coragem de se confrontar com as mazelas da sociedade pode servir como motivação para que os espectadores encontrem força para lidar com seus obstáculos diários. Fica o alerta para que os menos informados não saiam pelas ruas dispostos a acabar com bandidos vestindo engraçadas máscaras e roupas ridículas. Esses personagens simbolizam que cada um de nós pode ser um herói na luta contra a mesmice e algumas injustiças do cotidiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;