Internacional Titulo
Crise boliviana é boa notícia para Chávez, afirma Washington Post
Por Da AFP
21/03/2005 | 11:58
Compartilhar notícia


Um editorial do influente jornal americano The Washington Post afirma que a crise enfrentada atualmente pela Bolívia "é uma boa notícia" para o presidente venezuelano Hugo Chávez, que "sonha, assim como Fidel Castro, com um novo bloco de regimes socialistas latino-americanos".

"Tudo isso é uma boa notícia para Chávez, que, como o cubano Fidel Castro, sonha com um novo bloco de regimes socialistas latino-americanos, em outras palavras: não democráticos", diz o jornal em um editorial intitulado "Uma ameaça para a democracia latino-americana".

Segundo o Post, que na semana passada relatou em um longo artigo de primeira página todas as recentes declarações do presidente venezuelano contra o governo de George W. Bush, a Bolívia "é uma democracia a ponto de entrar em colapso sob a pressão da esquerda populista".

O jornal assegura que a oposição aos "populistas" cocaleros liderados por Evo Morales "conta com o apoio retórico e possivelmente material (...) do revolucionário Hugo Chávez".

The Washington Post diz ainda que os países vizinhos como o Brasil, Argentina e Chile "deveriam ficar alarmados com essa tendência".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;