Política Titulo Sto.André
Comissão de ética encaminha parecer sobre Elian Santana

Grupo interno pede análise do jurídico para identificar se há respaldo legal para cassação

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/06/2019 | 07:11
Compartilhar notícia


A comissão de ética da Câmara de Santo André vai contar com o trabalho técnico do corpo jurídico da casa para analisar os processos que envolvem a vereadora afastada Elian Santana (SD), que chegou a ser presa no ano passado, acusada de envolvimento em esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e avaliar se há caminho legal para abrir processo de cassação do mandato.

A ideia, de acordo com o presidente da comissão, vereador Fábio Lopes (Cidadania), é a de que advogado do Legislativo andreense analise os autos, pertencentes à Operação Barbour, e emita parecer sobre o caso. Só então a comissão de ética terá embasamento se há indícios de quebra de decoro do cargo pelos fatos narrados na investigação. “Com isso, iniciaremos os trabalhos a partir desse parecer. Se surgir parecer desfavorável (à possível cassação) vamos fazer relatório e colocar em votação. Se vier favorável, temos outras coisas a deliberar, analisar a documentação”, alegou o parlamentar, ao emendar que a comissão deverá enfrentar outros obstáculos caso o parecer do jurídico aponte para cassação.

“Quando a Justiça diz que não quer que a vereadora venha até a Câmara é porque não quer contato (com os demais parlamentares). Talvez não possamos fugir de pedir autorização da Justiça para ouvi-la, pois ela não pode ter acesso às dependências da Câmara. (Fazer o depoimento) Por escrito (a defesa) pode ser o (único) caminho. Nesse casso, não dá para fazer o contraponto. Vamos tentar de todas as formas autorização judicial para que a comissão possa ouvir a vereadora pessoalmente”, destacou.

O parecer jurídico deve ser concluído em 30 dias úteis, contados a partir de 23 de maio.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;