Cultura & Lazer Titulo Televisão
Filme mostra como vive o
povo baré, da Amazônia

Documentário vai ao ar sexta-feira e aborda cultura, crenças e ritos ancestrais

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
09/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Povo que vive no Noroeste da Amazônia, ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro, os barés são tema do documentário que toma conta da grade da SescTV na sexta-feira, a partir das 23h.

Com direção assinada por Tatiana Toffoli, a obra Baré: Povo do Rio mergulha na história desses indígenas, que sofreram violência cultural e exploração extrativista pelo homem branco durante muitos anos. Até sua língua de origem se perdeu, tanto que hoje em dia falam o nheengatu – fala geral amazônica que foi difundida no século XVIII. Hoje os barés mantêm a agricultura e a pesca como principal meio de subsistência.

O filme conta da cultura, crenças e dos ritos ancestrais da etnia. Entre os costumes que mantêm de seus antepassados está o kariamã. É um ritual de iniciação para a vida adulta. No cerimonial, apenas os homens recebem conselhos e ensinamentos dos mais velhos sobre como viver na floresta, além de se prepararem para tocar instrumentos que são considerados sagrados.

A exibição faz parte da programação Territórios Indígenas, que contempla diferentes etnias em diversas regiões do País, por meio de filmes recentes e premiados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;