Setecidades Titulo Ação contra DST
Em São Bernardo, bloco da prevenção reúne 500 foliões

Evento teve distribuição de camisinhas e levou às ruas conscientização sobre sexo seguro

Da Redação
24/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao som de marchinhas de Carnaval e fantasias, cerca de 500 foliões participaram ontem da 10ª edição do tradicional Bloco da Prevenção. O evento é formado por colaboradores das 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do programa de controle das infecções sexualmente transmissíveis, com o objetivo de levar às ruas orientações sobre como evitar as doenças e a importância do sexo seguro.

O grupo se reuniu por volta das 9h no entorno da Praça Lauro Gomes, no Centro, e seguiu pela Rua Marechal Deodoro distribuindo preservativos masculinos e folhetos informativos sobre onde e como realizar testes, exames ou acompanhamentos de maneira rápida.

A dona de casa, Fátima Santos Lobato, 55 anos, foi surpreendida pelo bloco e aprovou a ação. “Vim para o Centro fazer compras e me deparei com esta festa. Essa conscientização é muito importante”, disse.

Presente na ação, o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple, acompanhou todo o bloco ao lado do diretor do Departamento de Atenção Básica, Rodolfo Strufaldi e da diretora do Departamento de Atenção Especializada, Fatima Sanchez. “O Bloco da Prevenção já é tradição em São Bernardo. Utilizamos a folia do Carnaval para conscientizar as pessoas sobre os perigos da Aids e das doenças infecciosas. Precisamos incentivar o cuidado com a saúde e com o corpo, só assim iremos impedir que os índices das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) aumentem cada vez mais”, salientou Reple.

São Bernardo distribui gratuitamente, em média, 1 milhão de preservativos ao ano, em todas as unidades de Saúde. O município também oferece testes rápidos em todas as 34 UBSs, nas nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nas Policlínicas (Centro e Alvarenga).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;