Memória Titulo MEMÓRIA
E a velha matriz será substituída...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 2ª Semana São Bernardo 2017, as Bodas de Ouro do casal Liberato Salvador e Corina Donadelli. Corria o mês de janeiro de 1945. A foto é mais um testemunho da antiga igreja matriz da Boa Viagem.

“A igreja antiga, num singelo estilo barroco, já não comportava a comunidade que crescia. A solução foi erigir outra, sobre a antiga, que depois seria demolida”, relata nossa colaboradora, Mirian Zuccolo Paschoal da Costa.

A nova matriz, hoje basílica, começou a ser construída em 1948, como narrou segunda-feira, aqui em Memória, o jornalista Hermano Pini Filho. As paredes da nova igreja cercaram a antiga, que continuou a ter celebrações, com andaimes por todos os lados, até ser demolida.

Cordignano e os Pessotti
Um ensaio interestadual

Depois da sua visita a São Bernardo, a professora Alda Luzia Pessotti, diretamente de Vitória, no Espírito Santo, envia notícias de Cordignano, na Itália, terra dos seus ancestrais, com ramificações em São Bernardo.

Relata a professora:

Os arquivos de Cordignano, primeiro, estiveram sob a responsabilidade da Paróquia de Santo Stefano, antes San Cassiano, desde 1663.

Depois, a partir de 1866, os arquivos passaram à responsabilidade do Poder Público local, a Comune.

Em 1917, o arquivo público foi destruído pelos soldados austríacos, durante a guerra.

INVESTIGAÇÃO

Arquivo público perdido em Cordignano, vácuo no Memorial dos Imigrantes, em São Paulo. Na antiga hospedaria, faltam os registros dos imigrantes que chegaram antes de 1880, caso dos Pessotti e demais imigrantes europeus que vieram neste período para os Núcleos Coloniais de São Bernardo e São Caetano.

Há informações que esta documentação ficou no Rio de Janeiro e depois foi transferida para Brasília. Estaria em algum depósito da Capital federal? Tomara que sim. É mais um desafio aos pesquisadores, os Pessotti entre eles.

INTERCÂMBIO

Nós nos lembramos, sempre, de imigrantes estabelecidos há várias gerações em São Bernardo que descobriram, em pesquisa, que parentes seus distantes pararam e se estabeleceram no Espírito Santo. Com uma diferença: hoje, há pelo menos uma família, com raízes em São Bernardo e no Espírito Santo, que se debruça sobre a história familiar.

Os Pessotti de São Bernardo é uma família marcada pela intelectualidade.

Isaias Pessotti, professor universitário, romancista, dos maiores da atualidade, e que uma vez por ano, sempre no Natal, visita a irmã em São Bernardo.

Attilio Pessotti, o grande cronista de São Bernardo, autor de artigos maravilhosos sobre a Memória local e cuja obra está sintetizada no livro Villa de São Bernardo, em segunda edição.

Dionizio Pessotti, irmão de Attílio. Músico. Compositor. E cronista, também, autor de livro de crônicas sobre São Bernardo, ilustrado por desenhos de sua autoria que reconstituem cenas da velha São Bernardo.

Frei Calisto, que vive na Paróquia de Santo Antônio do Embaré, em Santos, e ontem focalizado aqui em Memória.

Memorialistas Durval Pessotti, Ivete Pessotti (que guarda o acervo deixado pelo tio-avô Attilio Pessotti), Mirian Zuccolo (nossa colaboradora de sempre), Zilda Pessotti Battistini, Lourdes Eugênia – filha de Dionizio Pessotti – e todos os demais, pesquisadores da Memória.

E a professora Alda Luzia Pessotti, do Espírito Santo, que pelo milagre da internet descobriu os Pessotti de São Bernardo, conviveu com eles naqueles breves momentos da tarde de 18 de agosto como se já os conhecesse a vida toda – e quem faz memória, sem dúvida, torna-se confidente uns dos outros.

Bem, rolam as pesquisas, aqui e lá. Pistas são palmilhadas. Já temos umas dez laudas só de troca de informações. Coisas boas virão.


Diário há 30 anos

Domingo, 30 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6534

MANCHETE – Operação balanceada traz prejuízo. Não há perspectiva de redução nos níveis de poluição na Billings.

EDITORIAL – Falta empenho para criação da Universidade do ABC.

MOVIMENTO SINDICAL – CGT (Central Geral dos Trabalhadores) se instala na região para enfrentar a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Em 30 de agosto de...

1892 – Realizadas eleições para a escolha dos primeiros vereadores do Grande ABC. Eleitos:
José Francisco de Paula Novaes, capitão Manoel José de Oliveira Catta Preta, Luiz Pinto Flaquer Júnior, Lindolpho Francisco de Paula, Luiz Bruno e Gustavo Rathsan.

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a paz não pode ser negociada com os atuais governantes alemães.

1934 - Antonio Rioto nasce em São Bernardo. Desde 1950 reside em Santo André. É o recordista em participações nos campeonatos de futebol do Clube Atlético Aramaçan.

1972 – A professora Irinéia José Midoli é a indicada da Arena para concorrer à Prefeitura
de Rio Grande da Serra. O subdelegado Sidney Vieira, que há 18 anos trabalha no
escritório da Elclor, será o candidato a vice-prefeito.

Morre, no Rio, a cantora Dalva de Oliveira, aos 55 anos.


Hoje

Dia do Vendedor Lojista

Santos do Dia

Adauto e Félix (mártires)
BV. Eustáquio Van Lieshout

Gaudêncio
Rosa de Santa Maria


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 30 de agosto:

Em Minas Gerais, Botelhos, Campestre, Cláudio. Conceição do Rio Verde, Contagem, Coronel Pacheco, Elói Mendes, Guarani, João Pinheiro, Nepomuceno, Paraguaçu, Passa Tempo, Silvianópolis e Virgínia

Em São Paulo, Itaí

No Ceará, Limoeiro do Norte e Pereiro
Em Santa Catarina, Orleans

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;