Esportes Titulo
Santos enfrenta o Barcelona pela liderança na Libertadores
Por Do Diário OnLine
03/03/2004 | 00:08
Compartilhar notícia


O Santos enfrenta o Barcelona equatoriano, nesta quarta-feira (21h40, com TV Globo), no estádio Isidro Romero (Guayaquil), de olho na liderança do Grupo 4 da Copa Libertadores da América. Os adversários desta quarta estão empatados em pontos (4), mas os equatorianos lideram a chave graças ao saldo de gols (4 a 1). Guaraní (Paraguai), com 2 pontos, e Jorge Wilstermann (Bolívia), sem pontuar, completam o Grupo 4 da Libertadores.

A liderança da chave é especialmente importante na nova Libertadores. Com o aumento no número de participantes (de 32 para 36), apenas o líder de cada grupo tem classificação garantida para as oitavas-de-final. As demais vagas serão distribuídas entre os vices – por critério técnico (cinco equipes) e repescagem (duas vagas, no duelo entre os quatro vices de pior campanha).

O duelo decisivo para o Santos, jogando fora de casa, é a chance para reabilitação após dois tropeços. O primeiro deles, pela própria Libertadores, foi o empate com o Guaraní em plena Vila Belmiro (2 a 2). O mais recente deles, ocorrido há quase 10 dias, foi a surpreendente goleada sofrida diante do Paulista (4 a 0), em Jundiaí, pelo Paulistão. A surra fora de casa custou ao Peixe a liderança do Grupo 2 do campeonato estadual.

"Cada vez que sofremos uma derrota é bom para reformularmos algumas coisas. Nós não podemos vencer todas as partidas. Desta vez sofremos o gosto do nosso próprio veneno. Espero que a derrota tenha feito bem para nossa equipe", afirmou o técnico Emerson Leão. "Vamos em busca da vitória, pois perdemos pontos em casa e temos de recuperar ganhando fora para voltarmos à liderança", afirmou o meia Diego, preocupado com a Libertadores da América.

Para o jogo desta quarta-feira, Leão promoverá uma mudança na equipe. O atacante Robson, que marcou apenas dois gols em 10 partidas pelo Santos, perdeu a vaga no time titular para Basílio – artilheiro do Peixe na temporada, com seis gols (ao lado de Robinho). Na goleada diante do Paulista, em Jundiaí, Robson foi titular e Basílio, reserva.

"Mudamos um pouco nossa forma de jogar. Vamos atuar com dois atacantes velozes, que fecham mais o meio", explicou Leão, que mostrou especial atenção com a defesa para o jogo desta quarta-feira. "Precisamos proteger o meio-campo, manter a composição no setor e atacar com a bola dominada", completou.

Na zaga, setor que decepcionou Leão no último jogo, a dupla Alex e André Luís está confirmada. O primeiro, que já está vendido ao PSV Eindhoven (Holanda), chegou da Europa no domingo e embarcou para o Equador junto com os colegas do Santos, na segunda-feira pela manhã.

Mesmo acertado com o futebol estrangeiro, Alex prometeu empenho total ao Santos nos próximos meses – ele só defenderá o PSV a partir do segundo semestre de 2004. "Não vou fugir das divididas, que são normais nas partidas de futebol. E se precisar eu meto o pé", garantiu o camisa 6 do Peixe.

Barça - Ao contrário do Santos, o Barcelona vem de uma goleada. No final de semana, pelo Campeonato Equatoriano, o time de Guayaquil enfiou 5 a 2 na Liga Desportiva Universitária (LDU) – adversário do São Paulo, nesta quinta-feira, também pela Libertadores.

O grande nome do Barça equatoriano é o atacante da seleção nacional Ivan Kaviedes, que marcou três gols no massacre sobre a LDU. Outros da seleção equatoriana são o goleiro José Cevallos e os meias Edwin Tenório e Walter Ayoví. O brasileiro Rodrigo Teixeira, parceiro de Kaviedes no ataque do Barça, balançou a rede duas vezes na goleada sobre a LDU.

Os santistas terão um ex-colega de clube pela frente no duelo desta quarta-feira. Trata-se do lateral-esquerdo Fricson George, que defendeu o Peixe em uma partida – contra o Grêmio, no Campeonato Brasileiro de 1999.

Prováveis equipes

Santos - Doni; Paulo César, André Luís, Alex e Léo; Clayton, Renato, Elano e Diego; Robinho e Basílio. Técnico: Emerson Leão

Barcelona - José Cevallos; Giovanni Caicedo, Marcelo Fleitas, Wilson Carabali e Fricson George; David Garcia, Edwin Tenório, Walter Ayoví e Ivan Kaviedes; Danny Vera e Rodrigo Teixeira. Técnico: Victor Luna




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;