Turismo Titulo Adrenalina
Aventura nas alturas
Por Alexandre Melo
Enviado a Socorro
13/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do clima bucólico, Socorro consegue oferecer doses elevadas de adrenalina nos roteiros de aventura. O revelo e hidrografia da cidade, cortada pelo Rio do Peixe, permitem a prática de 20 modalidades esportivas em terra, ar e água.

São pelo menos cinco parques com infraestrutura para a prática de arvorismo (travessia entre árvores), tirolesa e rafting. No Parque Ecológico Monjolinho, o amante de esportes de aventura pode agendar eco boat (banana boat puxada por lancha), acqua ride (descida por corredeiras em botes individuais) e passeios em quadriciclos com tração nas quatro rodas por trechos da Serra da Mantiqueira.

Algumas das atividades mais procuradas são as tirolesas. Praticados em diversos pontos do município, os percursos variam de 50 metros a um quilômetro - um dos mais longos do País, instalado na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Os circuitos, muitos integrados ao arvorismo, têm como cenário as corredeiras do rio. Independentemente do tamanho do percurso, a sensação de ‘voar' sobre corredeiras e paisagens verdes é de intensa liberdade. As atividades são realizadas somente com equipamento de segurança e acompanhamento de instrutores.

É necessário breve treinamento antes de iniciar o esporte para ter noções de como remar e agir em caso de algum imprevisto. O batismo da turma é feito num lago próximo ao rio, quando uns jogam água nos outros com os remos para iniciar o aquecimento.

A descida pelas corredeiras do Rio do Peixe em botes infláveis, consideradas uma das melhores do País, exige força, atenção aos comandos do instrutor da equipe e reflexos apurados para se desviar de galhos de árvores e ocupar posição adequada no bote para não cair.

São oferecidos percursos de três a sete quilômetros, cuja duração varia entre uma hora e meia e três horas, no caso do completo. O rafting proporciona momentos de contemplação da natureza com a fauna na mata ciliar e fortes emoções durante as descidas.

BELA VISTA - Contemplar a região e o pôr do sol a 1.200 metros de altitude a partir da Pedra da Bela Vista é certamente um dos momentos que tiram o fôlego do turista. Nada melhor do que ficar em silêncio absoluto até que o ator principal saia de cena por entre as montanhas.

Os mais ousados têm a oportunidade de apreciar o cenário fazendo rapel. Dependendo da coragem, o aventureiro pode optar por descidas de 15 a 98 metros - esta última com 35 metros de inclinação negativa.

Na pedra, o visitante pode acampar pelo preço de R$ 50 a diária, incluindo barraca e pensão completa. A infraestrutura abrange bar com alimentação natural, banheiro com chuveiro quente e estacionamento, além de uma espécie de bangalô para admirar o pôr do sol de camarote.

De acordo com o proprietário do bar, Raul de Oliveira, serão investidos cerca de R$ 60 mil para erguer e inaugurar até julho pequenos apartamentos com piscina e ofurô. O empreendimento deverá receber certificação verde por não agredir a natureza.

Todos os sábados de lua cheia é organizado luau com fogueira e música ao vivo no topo da pedra. O próximo está marcado para o dia 29. Para chegar à Pedra da Bela Vista é preciso cumprir percurso bastante íngreme, de carro.

Centro reúne casarões

Fundada em 1829, Socorro tornou-se ponto de imigração italiana tendo na cultura cafeeira sua maior fonte de renda. Desta época, ainda estão conservados cerca de 200 casarões do século 19, que estão em processo de tombamento como Patrimônio Nacional.

Na zona rural do município do Circuito das Águas Paulista existem algumas construções conservadas erguidas durante o Ciclo do Café. O roteiro dos casarões exibe a imponência da elite cafeeira daquela época, que começou a definhar após a queda da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.

Na Praça da Matriz, no centro, algumas destas construções ficam abertas à visitação. Entre esses prédios históricos está o casarão do professor Alcindo de Oliveira Santos, datado de 1892. Em estilo eclético, a residência abriga atualmente o ateliê de Santos, cujo artesanato é marcado pelos santinhos impressos nos cacos do telhado centenário.

Ele se formou em Artes Plásticas na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, e foi responsável pela criação de marcas de empresas como Grupo Pão de Açúcar (1977) e o leite longa vida da Leco.

A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade, é outra construção. Foi concluída em 1924, onde antes funcionava a primeira capela. Outro monumento religioso importante da cidade é o Mirante do Cristo, que apesar de não ser histórico possibilita vista panorâmica e das montanhas ao seu redor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;