Política Titulo Diadema
Saned inicia discussão salarial na 4ª
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Após 42 dias da entrega da pauta de reivindicações da campanha salarial 2010-2011 dos 330 funcionários da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema), a direção da empresa municipal senta à mesa na quarta-feira, das 14h às 15h30, com representantes da comissão sindical e do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) para o início das negociações. A categoria pede reajuste de 10% e aumento real de 5%.

No entanto, a diretoria da Saned aguarda a divulgação do IPC (Índice de Preço ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), relativo ao período de maio de 2009 a abril, para balizar o reajuste salarial pretendido. O que deve ocorrer até o dia 15. Segundo encontro está agendado para o dia 19 - o horário ainda não foi definido.

Para Roberto Alves Silveira, o Gaúcho, funcionário da Saned afastado para atuar como diretor no Sintaema, ainda não dá para prever qualquer tipo de proposta a ser apresentada. Porém, deixou recado curto e direto: "Se a empresa negar qualquer reajuste, teremos problemas".

Outra reivindicação da categoria é o aumento do piso salarial normativo de R$ 807 para R$ 1.020, segundo Marco Antonio da Silva, presidente da comissão sindical dos trabalhadores da Saned.

O representante sindical e funcionário da empresa reclamou do atraso da negociação. "A diretoria da Saned sequer iniciou conversa para discutir o nosso acordo coletivo.". A data-base dos trabalhadores de saneamento básico é 1º de maio.

Paralelamente, os 7.100 servidores da Prefeitura continuam em campanha salarial com o governo Mário Reali (PT). A reunião ocorre também na quarta-feira, às 10h, na Secretaria de Gestão de Pessoas.


Câmara de Diadema discute fusão com a Sabesp

Além de longo caminho previsto de negociação salarial, os 330 trabalhadores da Saned temem ainda pela futura fusão com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Na terça-feira, às 14h, o polêmico tema será pauta na Legislativo com a comissão interna da empresa municipal.

O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), deve agendar a primeira audiência pública sobre o contrato de gestão compartilhada, a ser celebrado até o fim deste ano, segundo o prefeito Mário Reali (PT).

Procurado para comentar sobre o assunto, Maninho não deu retorno ao Diário. No entanto, o petista por várias vezes já se colocou contrário à fusão que prevê, por meio de projeto de lei, a criação de nova empresa de sociedade mista, obrigatoriamente, com 50% de ações para cada lado.

"A Câmara está aberta ao diálogo democrático para discutir a fusão. Ao contrário da diretoria da Saned que esconde", criticou o sindicalista Marco Antonio da Silva.

A Saned informou, por nota, que realiza reuniões com o Executivo para preparar as audiências públicas. (Elaine Granconato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;