Política Titulo PSB
Para Márcio França, Marcelinho é expoente
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/10/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


O presidente estadual do PSB e deputado federal, Márcio França, afirma já ter encontrado um substituto à altura do ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB) para assumir a liderança socialista na região: o jogador do Santo André, Marcelinho Carioca.

Sem sobressaltos, França alega que Marcelinho, além de ser destaque como puxador de votos nas eleições de 2010, preenche todos os requisitos exigidos de um grande político, além, é claro, de mostrar maturidade para entender onde ainda é preciso aprender para melhorar na nova carreira escolhida. "A cidade (Santo André) tem chance de eleger um excelente parlamentar. Marcelinho está entrando agora, mas é referência. Não tem como não dar certo. É só ter orientação correta."

Segundo o presidente do partido, o jogador é ídolo pelo comportamento que mostra dentro e fora dos campos. "Não é só nome. Ele tem lastro. As pessoas fazem tudo para serem conhecidas, ele já é. Pouca gente é assim, ele tem uma ótima relação",, defende o presidente.

Sobre a saída de Dib, França mostra decepção pela maneira como tudo aconteceu. "Não conversamos. Em minha modesta avaliação, ele errou ao deixar a sigla. Aqui ela era o Dib; lá, será apenas mais um."

Apesar do aparente mal-estar criado com a saída de Dib do partido, o presidente estadual afirma que torce para que o ex-prefeito consiga se eleger pela sigla adversária. "Sei que ele não saiu por minha causa. Ele se sentia acuado dentro do partido, e teve a sensação de proteção. Espero que tenha boa sorte."

PORTAS ABERTAS - França usou a volta do vice-prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), ao partido para justificar que a sigla tem como principal bandeira não guardar rancores, em nenhum caso. "Gilson me ligou e perguntou se havia espaço para ele voltar ao partido. Respondi sim prontamente. Temos a vantagem de não guardar rancor."

Skaf e Chalita terão destaque em 2010

O presidente estadual do PSB, Márcio França, afirma que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) não deve concorrer ao governo paulista. "Ele aparece em segundo lugar nas pesquisas (Presidência da República), não há como voltar atrás", diz.

Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, aparece como plano B do partido na disputa pelo governo paulista. "Tivemos filiações de peso nos últimos dias. Skaf reúne todos os adjetivos necessários para o cargo", atesta o presidente.

Segundo França, o empresário tem prestígio e deve disputar voto a voto a sucessão.

O vereador e ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, também aparece como um dos destaques da futura chapa socialista. "Ele será senador", afirma França.

Segundo o presidente, a composição da chapa com concorrentes para a maioria dos cargos deve garantir a ampliação de cadeiras do partido na Câmara Federal e na Assembleia.

PEDIDO DE PRESIDENTE - Márcio França confirma que as movimentações de Ciro Gomes, que mudou o domicílio eleitoral para São Paulo, foram feitas a pedido do próprio presidente, mas atesta que ele dará a palavra final. "Ciro será candidato a presidente. isto está praticamente definido."

Atleta manterá foco em esportes, sem esquecer da Educação

O meia-atacante do Ramalhão Marcelinho Carioca (PSB) promete não desapontar as expectativas depositadas nele pelo presidente estadual do partido, Márcio França. "Ele sabe em quem está colocando essa responsabilidade. Tenho orgulho em dizer que sou um bom aluno."

Marcelinho, que entrou no PSB como uma das grandes promessas de voto da legenda, afirma que não tem medo de ir para rua conquistar eleitores. "Viemos para somar. Vamos gastar sola de sapato e arregaçar as mangas, além de mostrar para a sociedade o que queremos fazer" diz.

Como principais propostas, o atleta confirma que com a Olimpíada de 2016 e a Copa do Mundo no Brasil (2014), o esporte será bandeira principal de luta. "Temos projetos fortes para fomentar futuros atletas e queremos investir nisso."

O jogador gerencia, desde 2002, o Instituto Marcelinho Carioca, com sede em Atibaia, interior de São Paulo, e que auxilia crianças. Segundo ele, a ideia é trazer em breve serviços com os mesmos focos para o Grande ABC. "Temos um campo lá, do tamanho do Morumbi. Estamos implementando odontologia, informática, cursos de formações e, no Grande ABC, isso deve chegar em breve."

O jogador descarta a possibilidade de os adversários utilizarem a atitude politicamente, dizendo ser apenas uma maneira de alavancar seu nomes nas eleições. "Já faço isso desde 2004. Então, tenho calma em dizer que isso não está ligado à política."

Antenado, o atleta afirma que o Brasil precisará investir em segurança e transportes para poder sediar a Copa do Mundo e a Olimpíada. "Segurança é primordial. Cultura e Educação são insubstituíveis. O Brasil terá de atacar forte nesses setores", afirma.

Para provar a força que deve mostrar como liderança, Marcelinho lembra que o Grande ABC, que tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, precisa de voz na Câmara Federal. "Veja a potência que é a região. É necessária uma bancada de pessoas que defendam isso", justifica.

Sem medo de ser visto como um forasteiro que pretende se beneficiar dos votos da região, Marcelinho afirma que, hoje tem muito a agradecer à região. "Voltei a jogar futebol porque essa região acreditou em mim. Tenho uma dívida com o Grande ABC e vou honrá-la."

APOSENTADORIA - O meia-atacante avisa que, caso eleito, deve tentar apresentar projeto para fornecer algum tipo de aposentadoria aos atletas nacionais que, apesar dos grandes feitos, acabam esquecidos. "Mas queremos focar na formação de novos atletas para que os frutos sejam fortes", conclui o pré-candidato a deputado federal.

Para empresário, político sem vícios beneficia mais as cidades

O vice-presidente da Gestão Empresarial do Santo André e empresário, Romualdo Magro Júnior, aposta na renovação da Assembleia Legislativa em 2010. "Sem vícios, acredito que teremos chance de aprender com as pessoas corretas", avalia.

Segundo ele, que fará dobrada com Marcelinho nas eleições do próximo ano, o PSB será primordial no aprendizado ao longo do caminho. "A partir do momento que se aceita o desafio, tem de estar preparado para ele", atesta.

Entre o diferencial, Romualdo afirma que, sem vícios, deve trabalhar por emendas à região, sem olhar partidos ou aliados. "O papel do deputado é este: trazer recursos para a cidade. Eleito, brigarei pelo povo e não pela bandeira política."

Romualdo aponta que sua candidatura para deputado estadual será baseada no trinômio Saúde, Esporte e Educação. Segundo ele, temas vitais para o melhor desenvolvimento das cidades. "Agora, com a Copa do Mundo e a Olimpíada temos de brigar por isso" aponta.

Como força "extra" para a formação de novos atletas, o pré-candidato destaca as ações sociais como o estopim para mudanças significativas na região. "Temos de aproveitar esse momento, e sou a favor de auxiliar ações sociais nesse período. Devemos começar projetos importantes no esporte. Atletismo, boxe, programas que tiram crianças da rua e podem ajudar um futuro atleta a ganhar medalha em 2016."

O vice-presidente da Gestão Empresarial afirma que lutará também para unir os parlamentares da Assembleia em torno dos mesmos projetos a fim de impulsionar a região. "Temos 2 milhões de habitantes, mas, historicamente, elegemos representantes que não olham pelas sete cidades. Isso tem de mudar."

Romualdo afirma que com grandes nomes ao seu lado, como Gabriel Chalita e Márcio França, recebeu como "missão divina" o papel de disputar uma vaga na Assembleia. "Tenho grandes nomes para me ensinar e apoiar. Farei o que for necessário para aprender cada dia mais."

SAÚDE - O setor deverá ganhar destaque em um possível mandato do socialista. Romualdo, que é empresário de rede de farmácias no Grande ABC, diz conhecer de perto o descaso no atendimento. "É algo que precisa de cuidado especial, olhar carinhoso. A saúde pública é um dos pontos mais difíceis hoje. Se for eleito, farei tudo o que for possível para tentar melhorar essa situação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;