Cultura & Lazer Titulo 'A Alma Boa de Setsuan'
Alma de comediante

Denise Fraga traz sua peça ao Grande ABC; adaptação rendeu-lhe o prêmio de melhor atriz no ano passado

Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
20/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Como ser autêntico se as convenções sociais estimulam a dissimulação? É possível demonstrar solidariedade nesses tempos competitivos? O espetáculo "A Alma Boa de Setsuan", que inicia curta temporada no Teatro Municipal de Santo André amanhã, às 21h, responde essas questões com delicadeza e humor.

Adaptação da obra do dramaturgo alemão Bertold Brecht, a peça rendeu a Denise Fraga o prêmio de melhor atriz em 2008 entregue pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). O diretor do espetáculo, Marco Antônio Braz, foi escolhido o melhor em sua categoria no 21º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Denise interpreta a prostituta Chen Tê, mulher que exerce o mais antigo dos ofícios na província chinesa de Setsuan. No início da trama, a Santíssima Trindade (representada pelo ator Ary França) desce à Terra à procura de um ser humano caridoso. Depois de perambular muito, encontra a protagonista, que oferece sua casa por uma noite.

Logo, a divindade conclui que Chen Tê é a boa alma que tanto procura e resolve lhe pagar a hospedagem. O dinheiro é suficiente para que ela abra uma tabacaria e mude completamente de vida.

Por não conseguir evitar que abusem de sua boa vontade, resolve adotar curiosa estratégia para espantar os oportunistas: veste-se de homem e cria o personagem Chui Ta, primo distante que veio ao povoado exclusivamente para cuidar do estabelecimento.

DESAFIO - Entusiasmada "como criança que quer mostrar o quarto novo", Denise considera "A Alma Boa de Setsuan" o grande desafio da trajetória teatral, pontuada por papéis importantes em "Três Versões da Vida" e "Ricardo 3º". "É a peça mais difícil que já fiz, e um exercício de concentração grande, porque o personagem interpreta outro. Tive de fazer acompanhamento vocal e trabalho corporal muito bacana", afirma a atriz, que também faz aulas de yoga e pilates.

Para compor os trejeitos de Chui Ta, ela buscou inspiração nas performances de comediantes como Oscarito e Rogério Cardoso. "Ele é duro, mas o texto é cheio de ironia. Quis fazer um homem engraçado", explica.

Identificada com a bondade de Chen Tê, a atriz acredita que falta espaço para a generosidade no cotidiano. "De uma certa maneira, achamos que a gentileza é perigosa. Diariamente, somos convidados a não nos comprometer, a viver individualmente. Hoje em dia, é mais fácil você romper com a namorada por e-mail que falar pessoalmente com ela sobre seus problemas."

TRABALHO E SUCESSO - Atualmente, Denise produz o filme O Contador de Histórias, do diretor Luiz Villaça. Previsto para estrear em agosto, o longa-metragem é baseado na vida do educador mineiro Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua. A atriz planeja atuar novamente na Globo no segundo semestre, mas não revela detalhes sobre a nova atração.

Bem-humorada, trata com naturalidade o sucesso e as cobranças dos fãs que costumam confundir o palco e a realidade. "Estava no supermercado comprando sabão, quando uma moça passou por mim e disse: ‘Na televisão, é só simpatia, né? Mas aqui é toda séria", relembra Denise, aos risos.

A Alma Boa de Setsuan - Teatro - Dias amanhã, 22, 23 e 30, às 21h; dias 24 e 31, às 19h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Ingr.: de R$ 30 a R$ 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;