Economia Titulo Emprego
Inadimplência deve subir, aponta pesquisa
Por
26/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A maioria das empresas brasileiras espera aumento da inadimplência do consumidor para o primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, 72% das companhias acreditam que o calote vai aumentar, revela a pesquisa Serasa Experian Expectativa Empresarial.

O resultado é o pior para o período na série histórica da pesquisa iniciada em 2006. A inadimplência deve subir por causa do crescimento do desemprego, da menor oferta de crédito e da expectativa de queda na renda, também apontados pela pesquisa para este trimestre.

A enquete de abrangência nacional, que consultou 1.024 empresas do comércio, indústria e serviços, além de instituições financeiras, constatou que os bancos são os mais pessimistas quanto ao aumento do calote.

Para 86% das instituições financeiras a inadimplência vai crescer neste trimestre, enquanto a indústria, o comércio e os serviços apresentaram índices de 73%,70% e 71%, respectivamente.

"As instituições financeiras, que têm mais informações sobre o cenário econômico, são as mais pessimistas não só em relação à inadimplência, mas também quanto ao desemprego", observa o economista responsável pela pesquisa, Carlos Henrique de Almeida.

Para 83% dos bancos, o desemprego vai aumentar neste trimestre, ante 81% das indústrias,79% das empresas prestadoras de serviços e 75% das companhias do comércio.

Na média, 77% das empresas esperam aumento da desocupação entre janeiro e março deste ano. No mesmo período de 2008, apenas 24% acreditavam nessa possibilidade e 76% consideravam a manutenção ou queda no desemprego para o período como a hipótese mais provável.

"Com a crise, houve uma inversão do cenário", diz o economista. Ele ressalta que hoje há um consenso entre as empresas de que a inadimplência no primeiro trimestre deste ano será maior do que normalmente ocorre no período. E o aumento do desemprego é o fator determinante para isso.

Prova disso que a demissão tem sido, nos últimos dez anos, o fator principal apontado pelo consumidor para se tornar inadimplentes, segundo pesquisa realizada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;