Política Titulo S.Bernardo
Morando participa de evento sem fazer campanha
Por Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
08/09/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O candidato governista à sucessão de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), reservou a manhã de ontem para participar da Procissão dos Carroceiros, tradicional festa folclórica-religiosa que integra o calendário turístico da cidade. Ao lado do coordenador da campanha, vereador Névio Carlone (PSB), o tucano liderou o grupo de cavaleiros que atravessou a Avenida Marechal Deodoro, principal corredor comercial.

Morando, que desfila na procissão há 15 anos, evitou divulgar a candidatura durante o evento. "Não dá para vir escondido, nossa imagem acaba linkada a de candidato, mas longe de qualquer vínculo, porque estou aqui como cidadão católico, participando de uma tradição em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, um símbolo religioso que comemoro desde os 19 anos", esclareceu o prefeiturável, antes de seguir para a região do Grande Alvarenga, onde apresentou aos eleitores a proposta da criação de um complexo envolvendo esporte, cultura, lazer e saúde.

INCIDENTE - Durante a Procissão dos Carroceiros, um cavaleiro invadiu o comitê político do candidato a prefeito petista, o sindicalista Luiz Marinho. Segundo relato do presidente municipal da sigla, Wanderley Salatiel - que registrou BO (Boletim de Ocorrência) no 1º DP -, duas funcionárias foram feridas e encaminhadas ao Pronto-Socorro Central, com luxações. "O cavalo não conseguiu parar em pé no chão liso, escorregou e atingiu as duas meninas quando caiu. Isso é uma irresponsabilidade e a polícia vai apurar o caso."

Conforme consta no BO, o cavaleiro, que ainda não foi identificado, deixou o comitê na seqüência do acidente. Embora não haja pistas da identidade do causador do tumulto, Salatiel atrela o fato à disputa política na cidade, onde as duas siglas estão polarizadas. "O cavaleiro estava com vários adesivos do Orlando colados. É uma atitude inaceitável, espero que os responsáveis sejam punidos", criticou o dirigente.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que o incidente "foi um ato isolado que não fez parte da organização do evento, tampouco envolveu nenhum de seus organizadores ou coordenadores".

Morando também assegurou não conhecer o cavaleiro e justificou que os selos de sua campanha foram distribuídos aleatoriamente fora do espaço reservado para o evento. "Posso garantir, não há vínculos com a nossa candidatura."

MULTAS - Ainda ontem, a Justiça Eleitoral deferiu ação impetrada pela coligação Melhor para São Bernardo - encabeçada por Morando - impedindo a distribuição de um panfleto da coligação São Bernardo de Todos - de Luiz Marinho. O material sugere que o governista tenha orientado pichações nas placas da candidatura petista com o dizer: "Batem em estudantes".

A pintura refere-se ao incidente ocorrido no lançamento do plano de governo do PT, na Universidade Metodista no último dia 2. À ocasião, estudantes que protestaram contra o ato político na faculdade durante o horário de aula foram agredidos pela militância do partido. Caso o panfleto seja distribuído, a multa será de R$ 20 mil.

É o segundo pedido deferido contra o PT em menos de 24 horas. No sábado, a Justiça determinou multa diária de R$ 1.000 se o partido mantivesse a distribuição de um jornal onde Maurício Soares (PT) declara que "o prefeito William Dib (PSB) e Orlando não gostam de pobres".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;