Cultura & Lazer Titulo Teatro
Arte dentro e fora dos palcos

Cena de Teatro começa hoje em São Caetano e segue com atrações até dia 17.

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ligiane Braga/Divulgação


Ampliar os estudos cênicos para o público em geral é o objetivo do projeto Cena de Teatro – Processos Investigativos. Montado pela primeira vez em 2000, o festival disponibiliza programação com espetáculos, bate-papos e oficinas para amadores, profissionais e interessados em saber mais sobre o que ocorre dentro e fora dos palcos. Todas as atividades são gratuitas.

O evento é organizado pela Fundação das Artes de São Caetano e tem contado com o apoio da unidade do Sesc da cidade nas últimas edições. Na agenda montada, há espaço para trabalhos de ex-alunos, atuais aprendizes, professores e artistas parceiros das ações da escola de teatro da instituição local, que aproveita para celebrar suas 50 turmas formadas em 27 anos de seu Curso Técnico de Artes Dramáticas.

“A ideia do projeto é aproximar as pessoas da linguagem teatral. É um evento de portas abertas e esse diálogo com o público é mais do que importante. Para isso, tentamos fazer com que os grupos venham para cá da maneira mais ativa possível”, diz Celso Correia Lopes, de SBC, coordenador da escola de teatro da Fundação das Artes. “Durante todo o ano vamos discutindo e fazendo contatos. Levamos muito em conta o diálogo dos temas de cada companhia com a pedagogia que usamos.”

As sessões de espetáculos começam hoje, às 20h, com Os Adultos Estão na Sala, do grupo A Má Companhia Provoca, de São Paulo. Abusando de um humor ácido, a montagem coloca três mulheres revelando seus conflitos internos enquanto um garoto oculto ouve toda essa troca de ideias. A exibição começa às 20h, no Teatro Santos Dumont. Na lista de atrações ainda há as peças Mateus, 10, do Grupo Tablado de Arruar, e Quando Eu Não Esperava Por Você, da Cia. Chicaboomchic (veja mais no quadro ao lado).

O Cena de Teatro se espalha por outros pontos do município, caso do Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800). O espaço abre as portas para receber discussões em torno do universo teatral, caso da conversa Um Pouco de História, na qual Carminha Fávero Góngora, Célia Luca e Ney Piacentini trazem à tona a pesquisa artística do ator e diretor russo radicado no Brasil Eugenio Kusnet (1898-1975). A conversa ocorre na segunda-feira, a partir das 19h30.

Na área de convivência da unidade, um recorte dos últimos 16 anos da escola de teatro local é apresentado aos visitantes na exposição fotográfica Cena – Saberes Compartilhados, em cartaz até 21 de setembro. A visitação ocorre de segunda a quinta, das 7h às 21h30; sextas, das 7h às 19h; e aos sábados, das 8h às 17h30.

A programação completa está na página do Sesc São Caetano em www.sescsp.org.br e no endereço www.fascs.com.br.


CENA DE TEATRO 2014 – PROCESSOS INVESTIGATIVOS
Grátis (os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência)

NO TEATRO SANTOS DUMONT
(Avenida Goiás, 1.111. Tel.: 4221-8347)

SÁBADO
Os Adultos Estão na Sala, às 20h

DOMINGO
Mateus, 10, às 16h e 19h

QUARTA
Quando Eu Não Esperava Por Você, às 20h30

NA FUNDAÇÃO DAS ARTES
Auditório Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730. Tel.: 4238 3030)

TERÇA
Jardim da Minha Morada, às 19h e 20h30

DIA 17
Quando Eu Encontrar o Mar, às 19h




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;