Esportes Titulo Festa
Moradores de São Caetano entram no clima da Copa

Diferentemente dos outros mundiais, desta
vez os pintores percebem outra receptividade

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Com a proximidade da Copa do Mundo é bastante comum percebemos ruas e muros no Grande ABC pintados com mensagens de apoio à Seleção Brasileira. Nem a insatisfação generalizada com a aplicação do dinheiro público nos estádios e com as obras que foram prometidas e não ficaram prontas tirou o ânimo de alguns torcedores, que não perdem a paixão pelo time canarinho.

Uma dessas demonstrações de carinho e patriotismo é possível ser percebida em muro da avenida Humberto de Campos, em Ribeirão Pires. Em São Caetano, moradores das ruas Pelegrino Bernardo e João Migliani, no bairro Olímpico, se organizaram para manter tradição que vem desde 1990 e pintaram enorme Bandeira do Brasil, medindo 18 metros de comprimento por dez de largura.

“Como em todas as Copa, fizemos rateio com os moradores e arrecadamos R$ 920 para pintar a bandeira. O trabalho demorou quatro dias, em oito pessoas. Isso porque precisamos deixar sempre um sentido das ruas livre para a passagem dos carros”, explicou Fernando Aragão, um dos coordenadores da ação.

O trabalho foi facilitado porque os traços das bandeiras pintadas nas últimas Copas se mantinham visíveis. “Como usamos tinta boa, aproveitamos e retocamos os traços. Essa é uma tradição na rua e, mesmo as pessoas que se casaram e mudaram de lá, continuaram contribuindo”, comentou Deive Galbiati, que fez parte do grupo que pintou pela primeira vez a bandeira no local.

Diferentemente das outras Copas, desta vez os pintores perceberam receptividade diferente da população. “A maior parte incentivou, mas pela primeira vez pessoas passavam de carro criticando, falando para gastar o dinheiro com outra coisa. Acho que é reflexo do momento que estamos passando, com o povo descrente nos governantes”, ressaltou Fernando.

PLANEJAMENTO
Antes de decidir pintar as ruas, porém, os moradores devem prestar atenção a informações importantes passadas pelas prefeituras do Grande ABC para não ter problemas e ter o trabalho interrompido.

A recomendação é que se use cal ou tinta à base de água, pois esse tipo de material tem menor durabilidade. Os desenhos não podem de forma alguma atrapalhar ou sobrepor a sinalização da via, sob o risco de punição.

O ideal é que antes de pintar, os moradores entrem em contato com a Prefeitura e solicitem autorização por escrito e o fechamento, parcial ou até total, da rua, para evitar problemas com o trânsito. Algumas prefeituras se comprometeram até a enviar equipe especializada ao local para indicar os melhores dia e horário para que seja feita a pintura.

Só são aceitos desenhos e palavras relacionadas à Seleção Brasileira e à Copa do Mundo, sendo expressamente proibida a veiculação de qualquer sigla, nome de empresa ou publicidade.

As prefeituras, de forma geral, vetam também escritas que atentem contra a moral e os bons costumes, inclusive frases contrárias à realização da Copa do Mundo no País.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;