Memória Titulo Memória
Os 100 anos do São Caetano EC em Raízes

Compareça à Fundação Pró-Memória, a partir do dia 2 de junho, e retire o número especial

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


E atenção gente boa de São Caetano. Compareça à Fundação Pró-Memória, a partir do dia 2 de junho, e retire um número especial da revista Raízes, que é dedicado ao centenário do São Caetano EC. São 80 páginas de muita história. Acompanha um CD com vozes do centenário – vozes que gravamos em 1999 e que agora são recuperadas num trabalho feito em companhia do Marcelo Duarte.

Narciso Ferrari, que foi presidente do clube entre os anos de 1960 e 1965, assina mais de um artigo, traduzindo muitas lembranças de sua intensa participação na história da agremiação.

Também escrevem: professor Oscar Garbelotto, jornalista Mário Porfírio Rodrigues e o poeta Claudio Braco. Outros colaboradores: o atual presidente do São Caetano, Franer Natera Gonçalves, e o vice-presidente de Esportes, Roberto Munhoz.

Um verdadeiro álbum fotográfico ocupa as últimas páginas da revista. Conheçam a primeira sede do São Caetano EC. Acompanhem o lançamento da pedra fundamental da sede atual. E vejam quantos esportes eram (e são) praticados no alvinegro mais querido da cidade. A revista Raízes tem distribuição gratuita. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

Copa de 1950

Setembro, de São Bernardo, homenageou a Copa do Mundo realizada no Brasil em 1950. Aliás, a tabelinha foi confeccionada pela mesma gráfica ou editora, só trocando o nome do clube. Confiram.

Esta lembrança pertence ao acervo do advogado Antonio Jannetta, de Diadema, e foi trazida à Memória pelo pesquisador Walter Adão Carreiro.

Santos do dia

- Senhora Auxiliadora. A invocação à santa foi acrescentada à Ladainha Lauretana pelo papa São Pio V, em ação de graças pela miraculosa vitória das armãs cristãs em Lepanta, no ano de 1571.

- Davi I da Escócia

- Domiciano

- Rogaciano

- Vicente de Lerins. Francês. Sacerdote. No ano 434 escreveu a sua Advertência contra os hereges.

- Bvs. Manuel Gomes Gonzáles e Adílio Daronch

News Seller há 50 anos

Domingo, 24 de maio de 1964 – ano 7, nº 315

Manchete – Impressionante demonstração de tristeza do povo marcou a morte do prefeito Lauro Gomes, de Santo André

Na capa, uma foto mostra a emoção dos prefeitos Hygino de Lima (São Bernardo), Anacleto Campanella (São Caetano) e, agora, com a morte de Lauro, Fioravante Zampol (Santo André)

O corpo de Lauro Gomes chegou de São Paulo à meia-noite. Foi transportado para a sua chácara, em Rudge Ramos. Dia seguinte chegou a Santo André. Foi exposto no salão nobre da Prefeitura, então localizado no casarão da Praça do Carmo. Houve missa de corpo presente à tarde, na Catedral do Carmo, oficiada por dom Jorge Marcos de Oliveira.

Antes do sepultamento no Cemitério da Vila Euclides, Lauro foi velado na Matriz da Boa Viagem. Chovia muito. Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, que acompanhou toda a carreira de Lauro Gomes, cobriu também o seu sepultamento.

Em sua coluna no News Seller, Alberto Floret escreveu: “Com a morte do prefeito Lauro Gomes de Almeida, a região do ABC ficou sem um autêntico líder político. Os atuais políticos dependiam direta e exclusivamente do extinto prefeito.”

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de maio de 1984 – ano 27, nº 5527

Primeira Página – Erosão deteriora a Avenida dos Estados.

Imprensa – O concurso internacional Run for the money premiou o Diário pelo terceiro ano consecutivo. O jornal ganhou o prêmio ao reproduzir fotografia com cromo sobre máscaras de Carnaval.

Em 24 de maio de...

1844 – Samuel Morse faz a primeira transmissão telegráfica a longa distância, entre Washington e Baltimore, nos Estados Unidos. Daí esse dia ser dedicado ao telegrafista.

1914 – Inaugurado o sistema de abastecimento de água em Santo André. Uma cidade sem calçamento, o que levou o Estadão a escrever: “Os habitantes desta localidade se vêm às tontas com a densa nuvem de poeira que se ergue nas ruas à passagem dos veículos, cujo trânsito é constante”.

1974 – Firma Then de Barros Engenharia Consultores entrega ao prefeito Antonio Pezzolo os projeto de reformulação do sistema viário de Santo André.

Hoje

- Dia do Café

- Dia do Datilógrafo

- Dia da Infantaria

- Dia do Telegrafista

- Dia do Vestibulando

- Dia Nacional do Cigano

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Nova Odessa, criado em 1959, quando se separa de Campinas.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: Adilson Ramos, Sonhar Contigo, a pedido de Neusa dos Santos, de Bragança Paulista; Carlos José, Pranto do adeus, a pedido de Vera Morgado, de Vila Matilde, capital; Demônios da Garoa, Trem das Onze, composição de Adoniran Barbosa.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. O aniversário de Bob Dylan. A reabertura, em breve, do Cine Ipiranga, um dos mais tradicionais de São Paulo, e as curiosidades desta sala de grande glamour nos anos 50 e 60. Uma exposição sobre a Copa do Mundo no Museu do Futebol. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista, ao vivo, com Antonio de Jesus Sardano, presidente da Instituição Irmã Palminha, de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. As Copas do Mundo no campo da História – 9. O desfecho do Mundial do México em 1986. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Falecimentos

Santo André

Maria Marcondes, 101. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 20. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Ana Zanon Ferrarezi, 88. Natural de Descalvado (SP). Dia 20. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Orlando Alchuy, 85. Natural de Santo André. Dia 19. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Manoel Delmiro Alves, 79. Natural de Palmeira dos Índios (AL). Dia 20. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Sérgio Tartari, 76. Natural de São Paulo (SP). Dia 21. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Santa Cardoso Yaguez, 74. Natural de Marília (SP). Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Lincoln Roberto Vieira, 72. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 19. Crematório de Vila Alpina.

São Bernardo

Maria Peratelli Costa, 93. Natural de Leme (SP). Dia 21. Cemitério do Baeta.

José Furtado Junior, 83. Natural de Santo André. Dia 21. Jardim da Colina.

Cacilda Cuba da Silva, 72. Natural de Presidente Prudente (SP). Dia 20. Jardim da Colina.

Natalino de Brito, 52. Natural de São Bernardo. Dia 15. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

José Manoel da Silva, 87. Natural de Viçosa (AL). Dia 20. Cemitério das Lágrimas.

Aparecida Célia Cavichio, 67. Natural de Bauru (SP). Dia 13. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Eudocia Alves da Silva, 77. Natural de Garanhuns (PE). Dia 19. Vale da Paz.
Mauá

João Lucas Evangelista, 78. Natural de Mariana (MG). Dia 9. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Clarice Yoshie Kazihara, 67. Natural de Guararapes (SP). Dia 17. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;