Diarinho Titulo Tira-dúvidas
A aranha pode dar super-poderes?

O aracnídeo é forte, fabrica teias resistentes e tem veneno que paralisa a presa

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
25/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 

A aranha não pode transformar o homem em super-herói. Isso só ocorre na ficção. Mas, na vida real, o animal é poderoso!

Uma de suas armas mais eficientes é a teia. Em 2002, cientistas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) descobriram que é tão forte e resistente quanto o aço, só que mais leve e flexível. Por isso, poderia ser usada na fabricação de produtos como colete à prova de balas e para-choques de carros. Os pesquisadores, então, iniciaram estudo para desenvolver teias em laboratório.

No animal, o fio é produzido pela fiandeira, glândula que fica no abdômen. Ela solta substância líquida que, em contato com o ar, endurece e vira o fio.

A aranha também é forte. Algumas espécies carregam presas maiores do que elas, como roedores, aves e pequenas serpentes. A aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondie) é uma delas. Tem em torno de 30 cm e vive na Amazônia. É a maior já encontrada.

Grande parte possui veneno que não mata a presa, mas a paralisa. No Brasil, só as aranhas marrom e armadeira têm substância que machuca o homem.

A visão é o ponto fraco do bicho. Como não enxerga bem, se orienta pelas vibrações do ar e do solo. A exceção é a papa-moscas (Salticidae), que tem capacidade de ver em cores e profundidade, como os humanos.

A aranha é artrópode da classe dos aracnídeos. Há cerca de 46 mil espécies no mundo (4.500 estão no Brasil). Seu corpo é dividido em cefalotórax (cabeça e tórax) e abdômen. Tem quatro pares de pernas e dois palpos (semelhantes a antenas), que funcionam como sensor e para mexer no alimento.

Para comer, a aranha, em geral, embrulha a presa com a teia e a espreme para tomar o líquido que sai dela. Caça outros artrópodes e insetos. Assim, controla a população desses bichos e evita que virem pragas.

Homem-Aranha foi criado em 1962

O Homem-Aranha é um dos heróis de maior sucesso da Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 para a HQ Amazing Fantasy. Em 1963, ganhou a própria revista: Amazing Spider-Man.

Peter Parker é o nome verdadeiro do herói. Ao ser picado por uma aranha radioativa, ganha poderes, como grande força e agilidade. Com a ajuda de um equipamento, lança teias. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é fã do Aranha. Colecionava gibis e, em janeiro de 2009, foi parar na HQ do personagem.

A primeira adaptação de grande sucesso para o cinema foi a trilogia Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007), protagonizada por Tobey Maguire, que arrecadou R$ 5 bilhões. Em 2012, chegou às telas O Espetacular Homem-Aranha, com Andrew Garfield no papel. A sequência estreou há três semanas.


Karina Monegatti, 8 anos, quer saber se há aranhas especiais que podem dar super-poderes aos humanos. “Só vi isso no filme do Homem-Aranha. É meu herói favorito.” Se elas existissem, a menina gostaria de ser picada por uma. “Eu seria a primeira Mulher-Aranha.” Karina não tem medo do animal, mas não chegaria perto de um muito grande. “Pode ser venenoso.”

Consultoria de Samuel Guizze, biólogo do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;