Cíntia Bortotto Titulo
Aumente sua Produtividade

O segredo é a organização

Cíntia Bortotto
05/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Se você quer aumentar sua produtividade no trabalho, o primeiro passo é não se perder em suas obrigações. Para tanto, organize-se! Em primeiro lugar, planeje o dia. Você pode fazer isso mesmo no dia anterior. Logo que chegar à empresa, cheque sua caixa de e-mails para verificar se existe alguma urgência que precisa ser resolvida. É importante que você realize reuniões de delegação logo no começo do dia, pois as pessoas têm tempos diferentes do seu para conseguirem entregar os resultados até o fim do expediente. Ligações telefônicas mais complicadas, que darão trabalho, também sugiro que sejam feitas logo cedo, bem como delegações a fornecedores.

A alimentação influencia a maneira como você se sente de forma geral. Se você faz uma refeição leve, seu organismo consegue processar com facilidade aquele alimento, fazendo com que sua energia possa ser voltada para o trabalho e não para a digestão. Imagine só quando você come uma feijoada, com certeza uma comida mais pesada irá te atrapalhar no desempenho.

Da mesma forma, ficar sem comer direito também não é bom. Afinal, você precisa de energia, precisa se sentir bem para produzir. A alimentação é fundamental sempre, influencia em tudo, na disposição, no peso, em se sentir melhor. E quem se sente bem, trabalha melhor e produz mais. Fazer atividades físicas é sempre bom, seja antes ou depois do trabalho. Cada pessoa tem uma rotina e um organismo, conheço pessoas que se sentem mais dispostas fazendo exercício bem cedinho, outras preferem no fim da tarde, após o trabalho. Mas o mais importante é que façam, pois a atividade física ajuda a melhorar a disposição, melhora o sono, o que traz mais concentração e, consequentemente, mais produtividade.

É muito importante pensar no que depende de você e no que depende dos outros. O que depender dos colaboradores, delegue o quanto antes, para que tenham tempo de fazer até o fim do dia. Além disso, faça sempre um exercício, reflita sobre cada uma das suas atividades, especialmente as mais manuais, que tomarão muito do seu tempo. No início do dia, pense: é possível sistematizá-la? Dá para colocá-la dentro de um sistema para não ter que ficar fazendo sempre a mesma coisa, para otimizar? É possível fazer diferente: ter o mesmo resultado, mas em tempo menor?

Reserve um espaço no dia para investir em relacionamento com subordinados, pares e superiores. Nestas conversas sempre surgem novas ideias ou projetos. Não fique ensimesmado. Isso com certeza aumentará sua produtividade.

Seguindo todas estas dicas é impossível não multiplicar sua capacidade de produzir. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;