Internacional Titulo
Papa vai festejar 24 anos de pontificado
Da AFP
14/10/2002 | 09:54
Compartilhar notícia


João Paulo II festejará na quarta-feira com mais de dez mil convidados o 24º aniversário de seu pontificado, o quinto na escala dos mais longos reinados da história da Igreja Católica.

Ele, que está com 82 anos, foi eleito no dia 16 de outubro de 1978, o ano de três Papas: Paulo VI, que morreu no dia 6 de agosto; João Paulo I, morto subitamente no dia 29 de setembro, apenas um mês depois de sua eleição, e João Paulo II.

O mais longo reinado de um Papa — 34 ou 37 anos, segundo os historiadores — foi de São Pedro, o príncipe dos apóstolos. Depois, veio Pio IX, que reinou mais de 30 anos (de junho de 1846 a fevereiro de 1878). Treze papas reinaram mais de 20 anos, incluindo Leão XIII, 25 anos e 5 meses (1846-1878) e Pio VI, 24 anos e 6 meses (1775-1799).

João Paulo II se dará um presente pelo 24º aniversário. Ele assinará um documento consagrado à sua prece favorita, o rosário, cuja prática deseja relançar.

Ele pretende acrescentar à série das preces tradicionais consagradas à Vírgem, espaçadas pelas meditações sobre os mistérios da vida de Nossa Senhora e de Jesus, uma nova série de cinco mistérios referentes a outros episódios da vida de Cristo.

No último dia 29, o Papa já havia anunciado a publicação desse documento destinado a "redescobrir a beleza e a profundidade desta prece", que recomenda aos fiéis, às famílias e às comunidades cristãs.

Apesar de seus problemas de saúde, João Paulo II, que completará 83 anos no dia 18 de maio do próximo ano, continua a desenvolver uma atividade relativamente intensa, embora progressivamente reduzida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;