Cultura & Lazer Titulo
Evento busca despertar o sentido táctil do público
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
09/05/2004 | 17:54
Compartilhar notícia


O Sesc São Caetano vai dar uma mão ao público para que este desperte seu sentido táctil e se aproxime mais do mundo que o cerca. A chance se dá com o evento Mãos que Tocam e Transformam, que desta segunda até o dia 29 promove uma exposição fotográfica, shows, apresentações de teatro, oficinas de percussão, argila, gastronomia e massagem. Ao todo são 15 atrações, das quais nove gratuitas — as atividades pagas têm ingressos com o preço máximo de R$ 10.

A primeira atração é a exposição fotográfica homônima ao evento, que reúne 30 imagens coloridas captadas por Nilton Silva, 50 anos, funcionário do Sesc e que desde 1998 dedica-se à fotografia. “Não é um trabalho feito sob encomenda, mas sim uma coletânea de várias atividades promovidas pelo Sesc que foram registradas através da lente, a partir da minha percepção visual de cada momento”, disse Silva, por meio da assessoria de imprensa da unidade. Ele se refere a atividades como massagens, confecção de objetos de cerâmica e o dedilhar de um instrumento.

A coordenadora do projeto, Cristiane Ferrari, diz que essas imagens focalizam as mãos em planos fechados. “Elas mostram as múltiplas funções e a habilidade das mãos como instrumento transformador”, afirma.

Isso, de certa forma, reflete os objetivos do projeto, cuja gênese está ligada a outra questão: “em conversas, falamos sobre a impessoalidade da vida, hoje. Nós nos tornamos praticamente intocáveis, porque evitamos o contato físico. E isso, de certa maneira, nos torna solitários”, diz Cristiane.

O público terá várias formas de restabelecer esse contato e despertar os sentidos. Na parte de shows, a programação começa com o grupo de percussão corporal Barbatuques, na próxima sexta-feira (14), às 20h. Sabiamente, o espetáculo ocorre um dia após a primeira sessão da oficina de Percussão Corporal (marcada para os dias 13 e 27).

No dia 21, também uma sexta-feira, será a vez do violonista André Geraissati mostrar a técnica two hands usada para tocar o instrumento. Ele é, com o perdão do trocadilho, um artista de mão cheia.

Na última sexta-feira do mês (28) a atração será Wilson Sukorski, que investe na arte multimídia ao utilizar instrumentos adaptados, música eletrônica e imagens em DVD.

O teatro está muito bem representado pela Cia. Truks de teatro de bonecos. A primeira montagem é O Senhor dos Sonhos, que tem como protagonista um boneco com alma de menino, irreverente e cheio de manias. A sessão será no próximo sábado, às 15h.

Cidade Azul é a segunda peça da companhia no evento e conta como nasce, cresce e se fortalece a amizade entre um menino de rua e uma menina perdida na rua (dia 22).

Por último, haverá Contar Até 10, sobre a garotinha Clara, que tem dez segundos para decidir entre emprestar seu brinquedo para a melhor amiga ou brincar sozinha.

As oficinas que envolvem o uso das mãos costumam ser muito procuradas na unidade de São Caetano. Por isso é de se esperar que o mesmo ocorra com as turmas agora oferecidas. As opções são: shantala, percussão corporal, instrumentos musicais e percussão, shiatsu, artesania (argila), construção de instrumentos musicais (com Fernando Sardo), reflexologia e gastronomia e cultura (pães).

Todas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até uma hora antes do início. O material é fornecido pelo Sesc.

Mãos que Tocam e Transformam – Exposição fotográfica de Nilton Silva, que abre evento homônimo. No Sesc São Caetano – r. Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21h30; sábados, das 9h30 às 17h30. Entrada franca. Até 30 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;