Economia Titulo
Ciee premia melhores empresas para se estagiar em 2008
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
07/12/2008 | 07:02
Compartilhar notícia




Diferente de 2007, neste ano nenhuma empresa sediada na região recebeu o prêmio ‘As Melhores Empresas Para Estagiar em 2008', promovido pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola). No ano passado, a Coop (Cooperativa de Consumo), de Santo André, e a Comunidade Inamar Educação e Assistência Social, de Diadema, foram as ganhadoras do Grande ABC.

A pesquisa, que reúne empresas localizadas no Estado de São Paulo, tem o objetivo de classificar as melhores companhias a partir da opinião de seus próprios estagiários e da avaliação de 37 quesitos técnicos - levantadas em pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e apoiada pela seccional paulista da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Segundo Eduardo de Oliveira, superintendente operacional do Ciee no Brasil, o que faz com uma empresa seja eleita como a melhor para se estagiar na visão do estudante é em primeiro lugar absorver conhecimentos. "O estudante precisa aprender, colocar em prática o conhecimento. Isso traz entusiamo", conta.

Outros fatores importantes são o ambiente de trabalho, a integração e aceitação dos estudantes por parte do grupo de funcionários e o livre acesso às informações comuns aos demais colaboradores da empresa.

BENEFÍCIOS
Para o superintendente do Ciee outro ponto-chave é a questão dos benefícios oferecidos. "Ajudar o estudante com seus custos básicos é essencial, tanto perante a lei que rege atualmente o estágio (11.788 de 25 de setembro de 2008), como para fortalecer a imagem da empresa".

Segundo Oliveira, hoje, na sua maioria, as empresas oferecem vale-transporte ou ônibus fretado; refeição no local ou vale-alimentação e assistência médica. "Algumas corporações se destacam quando oferecem cursos e inclui o estudante no momento em que fazem promoções entre os colaboradores".

AS DEZ MAIS
De acordo com o levantamento feito pelo Ciee, o ranking de 2008 é encabeçado pelo Hospital do Coração e seguido por: Apsen Farmacêutica; Jacto; Kaizen Consultoria e Serviços em Informática; VA Tech Hydro; Matec; Yamaha; Schneider Electric; 3M, e Rodobens Consórcio.

A premiação anual, lançada em 2006, premiou outras 40 organizações, que pertencem a vários ramos de atividade, com destaque para os setores industrial (24 indicações), de serviços (14 indicações); administração pública direta e indireta (7 indicações), e fundações (5 indicações).

PREMIADA
Segundo Cássio Seixas, coordenador de RH (Recursos Humanos) da Rodobens Consórcio, o prêmio está diretamente ligado à filosofia da empresa. "Quando decidimos implantar o programa de estágio nos preocupamos em acompanhar os estudantes que estariam com a gente semestralmente, e assim fazemos. O jovem tem um acompanhamento de como está desenvolvendo suas atividades".

Ele explica que, esse cuidado faz com que o estudante aprenda mais e se sinta amparado. Além disso, Seixas destaca a importância de uma vez por mês trazer palestras para esses jovens. "Trazemos profissionais para falar sobre carreira, mercado de trabalho, seleção. É mais um momento para se aprender".

O coordenador de RH acredita que tudo isso atribuído a gama de benefícios oferecidos faz com que a empresa dê toda a assistência ao estudante, que se sente satisfeito. "Oferecemos aos estagiários os mesmos direitos que nossos funcionários têm. Quando lançamos alguma promoção na empresa, todos participam, afinal, os aprendizes fazem parte da empresa", disse Seixas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;