Turismo Titulo
Dia Nacional do Café – 4 lugares no Rio e em São Paulo para celebrar a data
24/05/2022 | 17:55
Compartilhar notícia


O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio. Para comemorar a data, mais do que preparar um bom cafezinho, a dica é conhecer alguns dos destinos espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro dedicados à bebida.

Há boas opções para viajantes de todas as idades, incluindo museus e fazendas onde é possível conhecer a história da produção no país.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água, o café é marcante na história do Brasil. Ele foi um dos grandes responsáveis por desenvolver, por exemplo, o estado de São Paulo.

Por isso, há vários destinos na região relacionados à produção cafeeira. Confira quatro deles em que você pode celebrar o Dia Nacional do Café:

  • Museu do Café de Santos
  • Museu do Café de Botucatu
  • Fazenda Tozan, em Campinas
  • Vale do Café

Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez aqui e encontre os melhores preços.

Dia Nacional do Café – São Paulo 

Confira as melhores atrações relacionadas à história do café em São Paulo:

Museu do Café de Santos

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu do Cafe´ (@museudocafe)

O Museu do Café de Santos funciona em um prédio de 1922 que serviu como sede da Bolsa Oficial do Café. Maior praça de café do mundo na primeira metade do século 20, o local deixou de realizar pregões na década de 1950, mas ainda assim serviu para divulgar a cotação do café no mercado mundial até 1986.

Depois de alguns anos fechados, foi restaurado e abriu as portas como um museu. Quem vai até lá pode conferir a história da bebida, ver obras de Benedito Calixto, admirar exposições e, principalmente, tomar blends diferentes em uma simpática cafeteria.

Serviço: Museu do Café em Santos

  • Endereço: R. Quinze de Novembro, 95 – Centro, Santos
  • Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h).
  • Ingressos: R$ 10. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

Museu do Café de Botucatu

A história de Botucatu, no interior de São Paulo, é tão ligada à da bebida que a cidade faz aniversário no Dia Mundial do Café. Por isso, conta com um belo museu dedicado ao tema.

A edificação, que no século 19 abrigava uma fazenda cafeeira e a primeira estação de café do Brasil, tem um acervo com livros e imagens do período. O local atua como Núcleo de Conservação e Proteção do Patrimônio Histórico da Fazenda Lageado

Serviço: Museu do Café de Botucatu

  • Endereço: Fazenda Lageado 1780, R. Dr. José Barbosa de Barros – Jardim Paraiso, Botucatu
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, o museu abre das 10h às 16h.

Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

Fazenda Tozan, em Campinas

Outro bom local para celebrar o Dia Nacional do Café no interior de São Paulo é a cidade de Campinas. Afinal, é lá que fica a Fazenda Tozan, especializada em turismo rural. Nela, é possível aprender muito sobre a cultura cafeeira, além de participar de degustação de cafés colhidos no local e visitar um museu dedicado à bebida.

Reservas devem ser feitas com, no mínimo, dois dias de antecedência no site da fazenda.

Serviço: Fazenda Tozan

  • Endereço: Rodovia Gov.Dr.Adhemar Pereira de Barros km 121,5 Fazenda Monte Deste, Campinas

Passagens aéreas mais baratas – pesquise as ofertas das melhores companhias aéreas de uma vez e compare os preços aqui.

Dia Nacional do Café – Rio de Janeiro

O Vale do Café, localizado ao sul do estado do Rio de Janeiro, é um dos melhores locais do país para celebrar o Dia Nacional do Café.

  • Vale do Café

O Vale do Café conta com diversos hotéis-fazenda e boas atrações para curtir em família. Não à toa, é um ótimo lugar para celebrar o Dia Nacional do Café.

Fazendas como a de São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, e a União, em Rio das Flores, contam com museus dedicados à bebida. Na região também dá para ir a jardins e se hospedar em hotéis históricos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;