Economia Titulo
Ingresso de recursos deve manter dólar em baixa
Por Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 10:24
Compartilhar notícia


O bom humor do mercado de câmbio promete prosseguir nesta quinta-feira. O resultado da bolsa de valores nesta quarta, que encerrou o dia em alta de 4,96%, reflete o movimento de ingresso de recursos externos no País via Anexo IV, o que dá mais um "empurraozinho" no dólar. Operadores comentam que também há perspectiva de outras entradas de capital externo, via emissao de eurobônus de empresas privadas e via investimento direto (uma dessas operaçoes é o pagamento que a AES deve fazer este mês pela compra da Cesp-Tietê). Por outro lado, ressaltam os analistas, diminuiu a quantidade de vencimentos exernos. Esses vencimentos ainda acontecem, da mesma forma que ainda há alguma demanda por hedge, o que impediu nesta quarta uma queda mais forte da cotaçao.

Mas o sentimento predominante é de que há espaço para que o dólar continue recuando. É verdade que os fundamentos internos ainda nao mudaram. Mas, pelo menos, os jornais deixaram de trazer notícias ruins nos últimos dias. Analistas observam que o humor no mercado internacional também vem colaborando. E o resultado da balança comercial de outubro, divulgado nesta quarta, que teve déficit de US$ 154 milhoes, foi considerado positivo pelos analistas. O saldo negativo é bastante inferior ao verificado em outubro do ano passado, quando o déficit superou a casa de US$ 1 bilhao. Além disso, o volume de exportaçoes nos últimos dias do mês vinha crescendo, o que pode indicar recuperaçao gradual da balança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;